Duarte Lima estaria a preparar a sua saída de Portugal para um país árabe, nomeadamente o Qatar, o que terá motivado o juiz a decretar a prisão preventiva do ex-deputado do PSD.Duarte Lima ficou em prisão preventiva a 18 de Novembro, depois do juiz de instrução Carlos Alexandre a ter decretado, tal como pedido pelo Ministério Público.Segundo avança hoje o "Diário de Notícias", a investigação ao caso de suspeitas de burla, fraude fiscal e branqueamento de capitais terá detectado a existência de património de Duarte Lima no Qatar, país que não tem acordo de extradição com Portugal e Brasil.O "DN" diz mesmo que Duarte Lima terá feito referências a determinados países árabes em conversas telefónicas, escutas pela Polícia Judiciária. O advogado Raul Soares da Veiga nega: "desconheço em absoluto tais intercepções", disse, citado pelo "DN". Duarte Lima, no interrogatório no Tribunal central de Instrução Criminal, terá dito que a venda de património (imóveis e quadros) que estava a realizar não estava relacionado com uma eventual fuga, mas sim com a necessidade de pagar uma dívida ao BPN. Entretanto, a defesa de Duarte Lima já interpôs recurso em relação à medida de coacção aplicada. in Jornal Económico
O sacristão de Lagarelhos informou Edite Fernandes que ficaram muito tristes porque Duarte Lima podia organizar um coro rural lá na parvónia e aos domingos os campónios poderiam dançar à volta do célebre castanheiro lá da terra, que é uma árvore centenária muito apreciada pelo Sr.Dr.
Segundo um rural, o célebre Buiça já de pequeno se dedicava com uma afã assassino a matar os pardais que pousavam no castanheiro, e que apesar das lambadas que lhe dava o pai, Rev. Abade Buiça a criança nunca se corrigiu.
Edite Fernandes, especialista em galegos