Morreu hoje S.A.R. a Infanta D.Maria Adelaide de Bragança Van Uden, tia do nosso amigo o Senhor D. Duarte, Duque de Bragança.
Família Real Portuguesa
A Infanta cumprira há pouco cem anos e era filha de D.Miguel II e neta de El-Rei D.Miguel I.
núcleo monárquico de Abrantes
Na terra do exílio foi resistente anti-nazi, prisioneira da Gestapo, condenada à morte e escapou à deportação para a Sibéria pelo ocupante soviético devido a ter protegido militantes comunistas contra os nazis.
Em Portugal desenvolveu um grande trabalho na área social nos bairros de barracas.
Numa entrevista ao Público a Infanta explicou como era isso da Resistência. Os nazis tinham um arquivo com os dados dos resistentes e dos judeus, iam fazer uma rusga geral. Informámos a RAF. Um dilúvio de bombas arrasou o quartel nazi.
SAR a Infanta D.Adelaide partiu hoje para o Céu onde São Pedro a felicitará por ter ajudado a mandar para o Inferno algumas dezenas de nazis. No fundo o Porteiro é parte interessada. É judeu.
Hoje Portugal está de luto e nós vergamo-nos à memória duma grande mulher que foi fiel ao sangue de Afonso Henriques que lhe corria nas veias.
A redacção
ACABA DE NOS COMENTAR O SR. DR. PAULO FALCÃO TAVARES QUE DOIS FILHOS DA INFANTA FORAM ALUNOS DO COLÉGIO LA SALLE DE ABRANTES. PARA ELES OS NOSSOS PÊSAMES
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)