Publicamos mais 2 fotos do aparatoso acidente dos bombeiros no Vale das Rãs
Agradecemos ao leitor que as enviou.
Assim se prova que cada vez mais este blogue, com o apoio da comunidade, é o local onde se debate e noticia o que as autoridades querem que se esconda.
Porque é a direcção dos bombeiros não deu já esclarecimentos sobre o que se passou????
Serão autistas????
Querem esconder algo?????
O acidente foi no passado dia 16, pelas 11h50.
Sobre o acidente no blogue dos bombeiros o nosso amigo Cidadão Abt pôs os pontos nos is, sobre isto, ouviu comentários infelizes, onde se fazia a apologia da ilegalidade e respondeu à letra.
O Cidadão abt disse...
Meus caros...
Decreto-lei 44/2005 de 25 de Fevereiro:
SECÇÃO IX
Serviço de urgência e transportes especiais
Artigo 64.º
Trânsito de veículos em serviço de urgência
1 - Os condutores de veículos que transitem em missão de polícia, de prestação de socorro ou de serviço urgente de interesse público assinalando adequadamente a sua marcha podem, quando a sua missão o exigir, deixar de observar as regras e os sinais de trânsito, mas devem respeitar as ordens dos agentes reguladores do trânsito.
2 - Os referidos condutores não podem, porém, em circunstância alguma, pôr em perigo os demais utentes da via, sendo, designadamente, obrigados a suspender a sua marcha:
a) Perante o sinal luminoso vermelho de regulação do trânsito, embora possam prosseguir, depois de tomadas as devidas precauções, sem esperar que a sinalização mude;
b) Perante o sinal de paragem obrigatória em cruzamento ou entroncamento.
3 - A marcha urgente deve ser assinalada através da utilização dos avisadores sonoros e luminosos especiais referidos, respectivamente, nos artigos 22.º e 23.º
4 - Caso os veículos não estejam equipados com os dispositivos referidos no número anterior, a marcha urgente pode ser assinalada:
a)Utilizando alternadamente os máximos com os médios; ou
b) Durante o dia, utilizando repetidamente os sinais sonoro
5 - É proibida a utilização dos sinais que identificam a marcha dos veículos referidos no n.º 1 quando não transitem em missão urgente.
6 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro) 600.
****************************
Portanto meus caros, para um veículo em missão urgente se fazer anunciar, não chegam só os pirilampos azuis ou só a sirene.
Têm que funcionar os dois sistemas de sinalização em simultâneo afim de, em termos da percepção, correspondente a uma primeira fase do processo decisional em termos da análise psicológica da tarefa da condução, apelar à audição dos outros utentes mesmo antes destes estabelecerem contacto visual, e a utilização dos pirilampos azuis para uma posterior localização material do veiculo que se desloca em missão urgente e assim interagirem de acordo com os normativos do código da estrada.
Se esse veículo circulava com a sirene avariada, incorreu em infracção por mau estado de conservação, passível de reprovação com grau 3 em inspecção periódica automóvel.
Na situação concreta, a explicação de não afligir o doente não cola, porquanto ainda ia no seu encalço e em termos de regras de trânsito não existe qualquer excreção que justifique a não utilização de um dos sinais mas antes obriga à utilização dos dois correndo-se o risco de em vez de socorrer apenas um paciente, ter que se socorrer mais dois ou três que se arranjam pelo caminho!
Os factos falam por si e assim o confirmam.
Além do mais não se afigura sensato que os veículos em missão urgente descrevam rotundas e mudanças de direcção em duas rodas... essa prática e os balanços na viagem não será mais nefasta para o socorrido do que própriamente o ruído da sirene?
Anónimo disse...
CIDADÃO abt
ESCREVES bem.ESTÁS informado. GOSTI como no NILTON. COMO conduzes? VIVES onde pá?
Se tudo o que é lei se cumprisse, os putos da casa pia não se queixavam, NÃO!!! TAMBÉM FOI ACIDENTE
abt É ABATIDO??
O Cidadão abt disse...
Se o amigo anónimo das 17h00 que por sinal nada de novo contribuiu para estas reflexões, tentar averiguar o significado da sigla “abt” tirará duas conclusões:
Primeiro que consiste na sigla internacional da expressão “abrangente” cujo significado este praça se poupa em explicar na medida em que o grau cultural do anónimo já em si o alcançará, porém, o outro sentido confina-se à abreviatura municipal do termo “Abrantes.”
São de facto questões pertinentes de alguém que ainda insiste em buscar os porquês...
Denota-se no conteúdo do seu comentário é bastante no sentido do abate de cidadãos o que não é de todo consonante com o chavão dos bombeiros, “vida por vida.”
Como cá o Cidadão abt conduz? Sentado!
Onde vive cá o Cidadão?
Está por todo o lado... É um nómada... portanto.
Calcorreia as estradas portuguesas e de facto é na região de Abrantes onde se tem cruzado com maior quantidade de condutores casapianos ao volante de viaturas prioritárias...
São condutores que se prestam em futricar carros de bombeiros, violando sistematicamente as mais elementares regras de trânsito, mas meu caro ainda ´há um punhado deles que se safam...
Geralmente aqueles cujos apêndices capilares apresentam alguma alvura.
Pelo contextualizado e tendo em conta que de acordo com a actual legislação do sector, para se aceder a uma carta do grupo 2 a fim de exercer a condução de ambulâncias como requisito será primordial um relatório médico e psicológico, o amigo comentador das 17h00 revela-nos um comportamento algo evasivo além de alguma irregularidade em termos de raciocínio distribuído e selectivo, graduado a penta 0, acentuada descoordenação psicomotora ao digitar o seu comentário, elevada instabilidade emocional que é comum a qualquer casapiano abusado, e pelas questões colocadas, regista-se um parecer bastante positivo no grau de entusiasmo, no entanto as questões por si colocadas denotam um profundo défice no domínio do cognitivo.
Diria que em termos de circulação rodoviária e para diminuir o grau de sinistralidade rodoviária é fundamental que os condutores e demais utentes não surpreendam nem se deixem surpreender, factor este que decididamente contribuiu para o “crash” da ambulância em apreço... tal como para o teor do seu comentário.
Ah! Nas entrelinhas das suas palavras tenta o amigo passar a mensagem encriptada que, para além do código da estrada, existe o código implícito... no entanto infelizmente para si, a lei regula-se pelo primeiro.
Supondo ter sido útil e acrescentado algo de novo à sua sapiência.
Rogamos aos Vereadores da Oposição Democrática (da qual se exclui o delegado de Albano Santos, criatura que continua a conduzir na clandestinidade os destinos do ICA, glorioso descaramento) que apurem o que sucedeu.
A redacção que envia um abraço solidário ao Cidadão.
Nota: apagaram-se as identidades de várias pessoas que constavam das fotos
A ORTOGRAFIA DOS COMENTÁRIOS É DOS SNRS COMENTARISTAS
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)