com o melhor gosto dou a palavra ao meu amigo Dionísio Mendes, distinto aficionado, ex-moço de forcados, ribatejano de Coruche, e por acidente Presidente da Câmara de Coruche
Ribeiro Telles com Pablo Hermozo de Mendonza (gamado ao António)
Dr. Dionísio Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Coruche
No ano em que se completam 25 anos de alternativa do cavaleiro tauromáquico António Ribeiro Telles, vai ser dada à estampa uma fotobiografia que pretende ser o repositório dos momentos mais sublimes e marcantes da sua arte toureira.
A seu tempo (Agosto 2008), promoveu o Museu Municipal de Coruche, no espaço que albergará futuramente o Núcleo Tauromáquico, uma exposição que assinalou o início deste ano de bodas de prata taurinas. Mais tarde, em Novembro, realizou-se um colóquio evocativo da sua carreira.
Estas iniciativas foram coroadas de êxito, apreciadas e acompanhadas por muito público, aficionados distintos, colegas de profissão, familiares e amigos.
Este livro, com o apoio do Município de Coruche, vem fechar o ciclo de comemorações mas felizmente não significa uma homenagem de despedida nem um rematar de carreira.
O António, que conheço “desde sempre” aí está pronto para iniciar mais uma época de êxitos, à qual se seguirão muitas outras, como todos os seus muitos amigos e os aficionados desejam.
Será um lugar comum dizer que tem sido “um embaixador de Coruche” por todo o mundo taurino. Mas esse reconhecimento é-lhe devido. Herdeiro e continuador da tradição taurina sorraina e da dinastia Ribeiro Telles, atingiu enorme êxito nos duos com o seu irmão João e passa hoje o seu “testemunho” toureiro aos sobrinhos Manuel e João.
Clássico lhe chamaram alguns talvez por eufemismo ou, porque amantes de outra “escola”, lhes custa a reconhecer o triunfo continuado em mais de 25 anos de actividade taurina.
António, como toureiro e como homem, é sério e íntegro como poucos, talvez um tanto reservado, ou mesmo tímido, parco em palavras e em gestos de auto-elogio e promoção. É hoje um toureiro de grande maturidade, um toureiro de verdade, um “maestro” entre as grandes figuras do toureio a cavalo mundial.
Para ti António vai o meu olé de respeito e admiração que é também de todos os Coruchenses, que em ti vêem como eu uma grande figura da tradição coruchense.
Um abraço amigo.
Dionísio Simão Mendes
Pub por Miguel Abrantes
tamos pró PS hoje.....Ò Dioníso, é pá tem paciência com os comunas do Couço, abraço.....