resolvemos desafiar o Armando Fernandes para que faça uma crónica sobre cozinhados e mixórdias futebolísticas, tendo em conta que a sua condição de (até há pouco ,não posso confirmar se ainda é neste momento) sócio ao lado do Grupo Lena no capital do Ribatejo, jornal daquele grupo. O que diz o Presidente da SD dará pano para mangas para comentar estas afirmações:
João Bartolomeu, Presidente da SAD do União de Leiria ao Jornal de Leiria
O JORNAL DE LEIRIA sabe que foi sondado para vender a sua participação na SAD. Quem são os interessados?
A única vez que fui sondado, estivemos a mostrar a contabilidade da SAD, penso que foram mandados pelos senhor presidente da câmara. Não sei se foi ele, mas o que sei é que houve umas reuniões na câmara com um investidor brasileiro. Comprava tudo, até queria comprar o Cinema City, mas quando chegou a hora de meter os advogados ao barulho, desapareceu do mapa. Era um vigarista, um burlão. Era só conversa.
Por quanto é que venderia a sua participação na SAD?
Não quero ganhar dinheiro com o futebol. O único valor que quero receber é o das dívidas.
Confirma os 4 milhões de euros...
É um valor que ronda essa verba.
Há quem diga que está agarrado à cadeira...
Quero é fugir daquilo! Ao contrário do que as pessoas pensam, já me custa ir ao futebol. Tenho 66 anos e queria passar o resto da vida descansado. Mas como sei que aquilo vai cair quando sair de lá, queria ver se aparecia alguém para aguentar aquilo.
Como é o seu relacionamento com os accionistas Media Capital e Grupo Lena?
Posso adiantar que com a Media Capital a relação é perfeitamente normal. Relativamente ao Grupo Lena, muito há a dizer, mas mais haverá para investigar, para que os leirienses percebam, de uma vez por todas, a razão pela qual apareceram como accionistas da SAD.
O que quer dizer com isso?
Seria bom que os órgãos próprios esclarecessem a exorbitante derrapagem no custo das obras levadas a cabo no Estádio Municipal, quais os interesses conexos com tal agravamento nos custos que relembro, ascendeu a cerca de 80 milhões de euros. Quem lucrou com esta situação? Outro exemplo: a construtora Soares da Costa, que havia impugnado o concurso para as obras do estádio e ao que parece, terá visto a impugnação deferida no Tribunal da Relação de Coimbra, viu ser-lhe adjudicada a empreitada para a construção da ponte que permite o acesso ao Estádio, uma empreitada de vários milhares de euros. Esta situação é tudo menos clara. Mas há mais situações para as quais os leirienses têm de ser alertados para que possam questionar o porquê das coisas. Temos em nossa posse um cheque de 400 mil euros emitido pelo Grupo Lena a favor do SC Portimonense. Note bem. Não é da União de Leiria.
Que tipo de negócios estão subjacentes à emissão deste cheque?Que saibamos inexistiu qualquer contrato de publicidade entre ambos. Se foi para fazer caridade, o Grupo Lena deveria ser solidário com outro tipo de instituições, que precisam seguramente muito mais que aquele clube. Seria natural que sendo accionista da União de Leiria, o Grupo Lena pudesse contribuir para o fortalecimento e robustez da sua participada, dando-lhe uma injecção de pujança para que esta pudesse cumprir com as suas obrigações de forma mais desafogada e investindo no seu negócio. Nada disso aconteceu. Recentemente, a União de Leiria foi accionada judicialmente pela Construtora do Lena relativamente à transferência do jogador Maciel para o FC Porto, situação que se verificou há cerca de 10 anos e que eles bem sabem não fazer qualquer sentido. A União de Leiria não pactua com este tipo de procedimentos, razão pela qual apresentámos já uma denuncia junto dos serviços competentes para investigar tudo aquilo que por aí se comenta em surdina.
(....)
http://www.jornaldeleiria.pt/portal/index.php?id=7400
Bom proveito
Marcello de Noronha
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)