João Pico almeja haverá muito um cargo em que possa mandar em alguém (1). É um desejo ardente que desde a juventude o persegue, e que coitado, na barreira duns barrigudos 60 anos ainda não conseguiu atingir. D.Bernardo Mesquitela não o quis fazer regedor, apesar de recomendação de várias personalidades que afirmavam que o Pico estava à altura do cargo.
Mas o D. Bernardo embirrava com ele e haverá que conceder que tinha razão....
D.Bernardo era um homem severo em termos de costumes e segundo se leu no blogue do Pinhal, o Pico como regedor recusar-se-ia a multar os rurais que se dedicassem a dar linguados no adro da Igreja. Era a função principal do regedor do Souto, conter os ímpetos eróticos da população dentro dos limites puritanos do Regulamento Policial do Distrito de Santarém, assinado por D.Gonçalo, cujo desejo secreto sempre foi ganhar o Céu impedindo o nosso Distrito de se transformar em Sodoma e Gomorra.No Governo Civil recebiam-se muitas cartas dos padres da zona dizendo que ''os adros não são lupunares''.
Um carta dum padre que foi parar a um alfarrabista diz que ''essas porcarias que as façam nos palheiros ou lá para o fundo do pinhal, à porta de Deus Nosso Senhor e da Virgem Santíssima não pode ser.....''.
Finalmente D.Bernardo chateava-se muito quando alguém lhe atribuía família que não tinha. Imaginem o D.Bernardo a receber um rural que queria ser regedor e que dizia que vinha a mando do seu irmão de Abrantes.
O Governador ficava verde e punha o rural no olho da rua, dizendo não tenho nenhum irmão em Abrantes, o que tenho lá são uns primos, que aliás só lá vão nas férias.... (2)
Com quem é que eu tenho de falar para ser Regedor?
Ò homem o melhor é ir falar com o Veterinário lá da terra (3)
(1)-Agora aos 60, tem um padre centenário a comandá-lo.
(2)-Genealogia dos Mesquitelas abrantinos (ver aqui)
(2)- Referência ao Veterinário que presidia à ANP. Mas este estava demissionário, e já estava na calha a nomeação dum professor de ginástica que ficou conhecido pelo 14.
Miguel Abrantes com o correspondente no Souto
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)