Outro dia o nosso leitor A. Carvalho perguntou-nos quem era o vogal da Comissão Concelhia da ANP de Abrantes, Manuel Dias Pereira :
De A.Carvalho a 17 de Julho de 2012 às 02:40
Não haverá uma confusão com nomes. Será que se refere ao Sr. Manuel Pereira Dias ou como descrito no Jornal Manuel Dias Pereira...
Respondemos assim:
Olá, nós queríamos responder ao teu comentário num post, mas ainda não houve tempo.
Pelos elementos que temos não podemos identificar com clareza a pessoa referida.
É preciso ir aos Arquivos onde está o espólio da ANP. Pedimos a um amigo jornalista abrantino para tentar identificar a pessoa. Mas adianto já que a pessoa que pode identificá-lo é o Dr. Ruivo da Silva que está felizmente vivo e vive em Abrantes. MA
Agora já podemos adiantar alguma coisa sobre aquele misterioso e inesperado camarada da cúpula da ex-União Nacional que o Dr. Eduardo Ruivo da Silva e Lizardo Cambel dirigiam para garantirem a não menos famosa :
Evolução na Continuidade
Existiu um Vereador da Ditadura nos anos 60, referido por Eduardo Campos, na Cronologia de Abrantes do Século XX identificado como Manuel Francisco Dias. Tomou posse como Vereador, diz o Eduardo Campos, na Cronologia de Abrantes no século XX, o melhor guia para um curioso se introduzir no labirinto da política abrantina do século passado, sendo Presidente o ''ex-henriquista'' (1) dr. Agostinho Baptista em 2 de Janeiro de 1964.
Conhecíamos a família. Era veterinário e já faleceu . Um jornalista nosso amigo teve a gentileza de contactar a viúva do Dr. Manuel Dias, residente na cidade e confirmar o seu nome completo : Manuel Francisco Dias.
Se repararem na notícia da Época há uma clara e elitista distinção no texto entre licenciados e não licenciados. Na composição da Concelhia vem referido um senhor ainda felizmente vivo, que foi meu professor primário na Escola dos Quinchosos. Os professores primários não eram licenciados por isso a Época distingue muito bem entre licenciados e pessoas sem esse título académico.
O famoso Manuel Dias Pereira se fosse ''doutor'' (certamente à séria, com um canudo conquistado depois de cinco anos de laborioso estudo, as Universidades da Ditadura eram mais sérias que a Lusófona), viria assinalado como tal.
Está afastada pois a hipótese que o ex-Vereador dos anos 60, Dr. Manuel Francisco Dias fosse dirigente da ANP de Abrantes em 1972.
Quem era Manuel Dias Pereira? Ainda não sabemos.
Mas sabemos quem é e quem foi Manuel Pereira Dias que curiosamente dá uma entrevista ao Mirante, onde o jornalista diz que tem '' discurso fluido e bem construído.'' Nunca notei e falei algumas vezes com ele.... Também sabemos porque é que este Dias foi Deputado à Assembleia Constituinte pelo PS......
Porque o candidato designado pelo Partido.....
o Sr. Dr. Eurico Consciência desistiu à última hora. Este é o rosto do fundador do PS de Abrantes e deve-nos umas memórias.
Miguel Abrantes
(1) henriquista-partidário de Henrique Augusto da Silva Martins. A U.Nacional esteve dividida desde os anos 30 até inícios dos anos 60, entre partidários de Silva Martins e do Dr.Manuel Fernandes.