Que fez a Igreja de Abrantes pelos ciganos? A comunidade cigana não é gente?
Só o racismo mais primário acha que o que se deve fazer é esconder o problema e criar guetos.
A Igreja de Abrantes é proprietária de terrenos onde vivem comunidades ciganas bem perto da Casa do Dr.Solano (Lazareto).
E a ideia é expulsá-los ( em vez de os ajudar a recuperar as suas casas e encontrar soluções arquitectónicas e sociais capazes de se adaptarem à sua cultura e ao seu modus vivendi).
Levar os ciganos (sem sequer estudar as rivalidades de clans e tribais que dilaceram a comunidade) para novos bairros ''sociais'' é criar novos Vales de Rãs, que nem o Município nem a PSP conseguem controlar.
Coitadinhos dos burgueses que vivem ao lado dos ciganos do Lazareto....
Mas é bom recordar que antes que os promissores urbanizadores e especuladores de terrenos tenham urbanizado a zona os ciganos já lá estavam.
Num bairro criado pela Igreja Católica.
Têm direitos adquiridos.
A conversa de Jota Pico e do Presbítero é simples racismo.
Outra coisa não seria de esperar de neo-fascistas e de amigos de publicitários da Pide-DGS.
E para ver que os católicos mais lúcidos a Pastoral Cigana é importante, embora os evangélicos já tenham batido os católicos aos pontos,
reproduz-se com a devida vénia, este texto de responsabilidade eclesial:
Envolvimento da Igreja no apostolado da etnia cigana é cada vez mais urgente |
![]() |
"Foi muito importante a partilha" disse Frei Francisco Sales, director nacional da Pastoral dos Ciganos que esteve presente no encontro |
O evento reuniu 130 representantes de vários países europeus que se dedicam ao apostolado com a etnia cigana e teve lugar no Montenegro entre 19 e 21 deste mês, tendo como tema de reflexão “À escuta da voz de Deus, à escuta da voz dos ciganos”. Frei Francisco Sales, director nacional da Pastoral dos Ciganos, aponta a necessidade de a “Igreja escutar os ciganos, ser menos estrutural e acolhê-los, abrindo as suas portas”.
Eduardo Santos | FÁTIMA MISSIONÁRIA
Miguel Abrantes |
PS- Continuamos à espera que o blogue Jota Pico e a CPC. do CDS-PP explique a situação do Padre Rosa. Como esperamos a resposta das autoridades eclesiásticas.
Não vale a pena vir criar cortinas de fumo agitando o fantasma dos ciganos, para esconder coisas mais urgentes, como a cultura católica de esconder os problemas e depois ter de andar a explicar os casos numerosos de pedofilia que provocaram um escândalo de proporções mundiais.
politica
vias de facto (miguel serras pereira e altri)
resistirporummundomelhor. (pcp)
Centenário Prof. Ruy Luís Gomes
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
Ilhas
caricaturas
histórias aos quadradinhos
abrantes
abrantes (links antigos)