O Mirante atribuiu ontem no Teatro São Pedro desta terra vários prémios. O responsável dum jornal que não vive dos subsídios (como a gazeta gratuita da gazeteira ética Hália Santos) sendo portanto independente fez considerações importantes, deixou recados àqueles edis que combinam a política com a promiscuidade dos interesses instalados, como aquela senhora que deu um edifício ao clube de que o marido era presidente até há dois anos, sublinhou a importância e a necessidade da imprensa viver do mercado e não do favor político.
Sábias e justas palavras.
Prémios bem atribuídos e nenhum melhor que o Prémio Cidadania dado ao nosso amigo, grande abrantino, ex-Presidente e fundador do CRIA, Senhor Engenheiro José dos Santos de Jesus, a quem chamamos como o povo Zé Bioucas.
Personalidade que criticámos quando foi caso disso (e bastas vezes) e que elogiamos quando é o caso, como o é agora.
No combate por São Domingos que é o combate por Abrantes, que é o combate contra a escória do ajuste directo, encontrámos a solidariedade do Zé Bioucas, ei-la, clara, contundente e luminosa.
O combate pela honra de Abrantes também é a luta contra a ralé enriquecida com contas bentas, contra a política de algum ex-presidente arrastado pela justiça em processo-crime depois de ter visto os Paços do Concelho visitados pela bófia, contra quem aceita empregos do tipo a quem concedeu isenções fiscais e concedeu vastos terrenos quase grátis como o caso de Nelson Carvalho, ex-director de pequenos e grandes projectos contratado pela RPP dos calotes mil......
E, é ainda como fez o Zé Bioucas e o Humberto Lopes continuar a trabalhar por Abrantes depois de perder eleições.....
Ninguém dirá deles que foram ''reintegrados'' como Isilda Jana e Pina da Costa, que formaram empresas de consultadoria como Gomes Mor e Nelson Carvalho ou que foram contratados pelo grupo económico principal concessionário de serviços municipais caso do especialista em coaching Alves Jana e desse nome certamente próspero e impoluto chamado Júlio Bento, homem de estofo moral semelhante a José da Graça....
Quero referir outro amigo nosso que recebeu outro prémio, o ex-forcado Dionísio Mendes, Presidente de Coruche, dirigente da agremiação das cidades e vilas com tradição taurina. Caro Dionísio, sabes como é que se chama a edil que viola a lei, não agendando as propostas da Oposição, no prazo que marca a legislação, para não ter que reconhecer a tradição taurina desta terra????
É uma tal Céu Albuquerque !!!!!
A redacção
créditos: vídeo do nosso amigo António Colaço
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)