Reproduzimos com a devida vénia a notícia do Correio da Manhã sobre o miserável assassinato da Senhora Dona Umbelina. Como se sabe a Presidente da CMA e cacique local declarou no sábado pela rádio subsidiada que os ''focos de insegurança'' estavam controlados.
Umbelina Inácio, 83 anos, foi intoxicada com éter e morreu ontem no hospital, de madrugada. À mesma altura, casal vizinho era também espancado
Um grupo de assaltantes invadiu duas casas onde vivem idosos, nas madrugadas de ontem e de anteontem – tendo provocado a morte a uma mulher, intoxicada com éter, e graves ferimentos num casal. As duas casas ficam a 800 metros uma da outra, em Chainça, Abrantes.
O primeiro ataque, anteontem de madrugada, ocorreu na casa de duas irmãs idosas. Umbelina e Maria do Carmo Inácio, de 83 e 90 anos, dormiam quando os encapuzados arrombaram uma porta e entraram em casa. A mais nova resistiu aos assaltantes e foi atacada com um pano com éter. Entrou em paragem cardiorespiratória e acabou por não resistir, durante a noite, no Hospital de Castelo Branco.
Ainda a população de Chainça procurava refazer-se do choque provocado pela morte de Umbelina Inácio, já outro ataque violento ocorria, na mesma povoação, na casa de Laurinda e Luís Pereira, de 77 e 78 anos, ex-emigrantes em França.
Pouco passava das 02h00 de ontem quando os quatro homens encapuzados entraram em casa das vítimas, numa altura em que o idoso andava a pé. Foi brutalmente agredido com um pau de vassoura e a murro e pontapé, até ficar inconsciente.
"Ficou como morto, numa poça de sangue e coberto de roupa", contou ontem ao CM o genro, Rui Gonçalves. Ao mesmo tempo, a idosa era amordaçada e as mãos amarradas, sem sair da cama. Ainda se debateu durante meia hora com os assaltantes, que entretanto remexeram tudo.
Ao que o CM apurou, roubaram um par de brincos de ouro e 200 a 300 euros ao casal idoso. Já na casa das duas irmãs, não terão roubado nada. Em ambas as situações, atuaram de madrugada, encapuzados e com luvas, escolheram idosos e foram violentos. Os dois crimes são investigados pela PJ de Leiria.
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)