(....Em finais dos anos 90 do século XX e inícios do novo século era difícil garantir a presença de um arqueólogo no âmbito da construção de uma auto-estrada (veja-se o caso do IP6 – Abrantes/Mouriscas), ou, era normal as obras terem início sem acompanhamento arqueológico (veja-se os casos do IP6 – Mouriscas/Gardete e da A15 – Lanço Rio Maior/Santarém). Por vezes, no início deste processo de acompanhamento das grandes vias de construção, foi mesmo necessária uma intervenção mais incisiva por parte da tutela para garantir que os projectos tivessem o devido acompanhamento arqueológico.(....)
Vista geral do IP6 - Abrantes/Mouriscas e do sítio arqueológico da Fonte do Sapo.
Tudo em
''O PATRIMÓNIO ARQUEOLÓGICO E OS GRANDES PROJECTOS RODOVIÁRIOS: METODOLOGIAS DE TRABALHO
Análise ao acompanhamento e sondagens realizadas em contexto de obra''
Sandra Lourenço e Gertrudes Zambujo
Outubro de 2010
Ed Estradas de Portugal
Comentários; esta situação teve muito que se lhe diga, com intervenção de abrantinos, actualmente funcionários municipais. Mas tenho perguntas a fazer (além doutras ) e a primeira é: sendo extremamente importante o sítio arqueológico , porque não foi classificado e protegido??????
Porque é que não há nenhum sítio arqueológico com protecção e musealizado num concelho extremamente rico em vestígios deste tipo????
Porque é que se vai gastar um montão de dinheiro num museu, com peças em grande parte de origem estrangeira e não se começa pela base, que é o essencial, proteger Aritium ou a estação romana ao lado do Cemitério de Alferrarede????
Não estaremos a começar a casa pelo telhado?
Seremos uns perigosos fundamentalistas, talvez????
Mas quando as forem proteger, já as plantações de eucaliptos, as estradas, os tipos com detectores de metais terão dado cabo de tudo.
A propósito foram a Filomena Gaspar e o Álvaro Baptista segundo o estudo citado, os intervenientes no caso da Fonte do Sapo. Falaremos disto outro dia.
Tudo isto é política? É.
Proteger ou abandonar é uma opção política.
MN, da Tubucci
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)