05.06.2013
COMUNICADO
CÂMARA DE ABRANTES COLOCA BOMBEIROS MUNICIPAIS COMO COVEIROS
A Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais consideram inaceitável que a presidente da Câmara Municipal de Abrantes, obrigue os bombeiros municipais a desempenharem trabalho de coveiros e nos serviços de limpeza da autarquia.
Esta é a concretização de uma ameaça da presidente da Câmara Municipal que pôs um ultimato aos bombeiros municipais: ou aceitavam passar para a nova Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários ou entrariam na mobilidade especial em qualquer outro serviço do município e perdem o estatuto de funcionários públicos.
A presidente da autarquia, eleita pelo Partido Socialista, aposta numa política de destruição dos serviços públicos e, neste caso, essencial à segurança da população de Abrantes. E vai mesmo contra a posição oficial do secretário-geral do PS, um forte defensor do serviço público.
Por esta razão a ANBP/SNBP vai pedir uma reunião com carácter de urgência ao secretário-geral do Partido Socialista, António José Seguro, para denunciar este ataque à dignidade dos bombeiros municipais.
Contra esta política de terra queimada da presidente da autarquia, a ANBP/SNBP vai organizar uma manifestação nacional em Abrantes, dia 12 de Junho, com bombeiros de todo o país.
Perante esta situação será que saiu o Euromilhões à autarca? Vai terminar com um corpo de bombeiros profissionais, que custa 284 mil euros por ano, e cria uma Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes, para onde vai transferir 616 mil euros por ano e mais 84.000 euros do protocolo dos Bombeiros Voluntários de Constância?
Revela ainda o pouco respeito que a presidente da autarquia tem pelos contribuintes, numa situação económica grave para o país, vai aumentar para o dobro os custos com a Associação Humanitária (ou seja passa de 284.000 passa para 616.000 euros); desperdiça os bombeiros municipais em serviços para os quais não foram treinados e têm uma formação específica que custou muitos milhares de euros à autarquia, agora deitados à rua, e temos Bombeiros Profissionais com 20 e 30 anos de serviço, sendo alguns formadores da Escola Nacional de Bombeiros.
A mesma presidente de câmara que atribui aos bombeiros municipais a medalha de honra da cidade Grau Prata, quer agora extingui-los.
A Direção da ANBP/SNBP
PS- Já houve outra transição de Vereador PS a novo-rico. Benta transição!!!!
aa