O Creative Camp quis pôr Abrantes no mapa. Esqueceraram-se que Abrantes já estava no mapa desde pelo menos Afonso Henriques que fez doação dela à Ordem de Santiago, cujo boss era o seu sobrinho Rodrigo Alvarez, um galego. Começou cedo a saga galega do burgo, coisa que o Eduardo Campos só anotou tardiamente. A propósito, há uma tese de doutoramento que fala elogiosamente do Eduardo. Temos de a abordar talvez quando o calor amainar.
Hoje é dia de São Tiago que foi o primeiro orago cá do burgo, depois da Reconquista. A propósito, há novas e excitantes investigações académicas sobre o período anterior à Reconquista de Afonso Henriques, que procuram situar Abrantes no mapa da moirama. Falaremos, outro dia, delas.
Igreja de São Tiago, Sardoal, azulejos do dezoito de Gabriel del Barco (foto CM Sardoal), com os nossos parabéns por esta bela página sobre esta monumental Igreja.
Portanto este velho burgo não precisa nem da criatividade de plástico, paga a peso de ouro, para ser colocado no mapa, nem de ser conhecido pela terra da RPP Solar e doutros elefantes brancos.
Até no mapa do sopeiral já existia Abrantes...
.....antes que quem institucionalizou o servilismo como prática política resolvesse pôr-se a comprar oliveiras a 2.000 € a unidade e nos viesse explicar que um retorcido tronco de oliveira era património imaterial....
Ainda há sopeiras cá na terra????
Claro que sim, se a Obra das sopeiras (a Casa da Santa Zita) está aberta..... é porque existem sopeiras.
Isto é obviamente uma conclusão científica......
Fardadas é que temo que não.
A propósito como se chamava o gajo que gastou uma pipa de massa a encomendar fardas pró pessoal da Câmara e que nunca conseguiu que os funcionários vestissem as ditas?????
MN
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)