«Aqui jaz quem nunca foi Milionário nem herói Mas quis ser em alegria Apenas, em dor e amor Cantor de Nosso Senhor, Poeta da Eucaristia». |
A Senhora de Baptista Pereira, D.Ana Duarte de Baptista Pereira, actualmente aposentada, continua a investigar e e divulgar a sabedoria, e vai estar em Abrantes, em São Domingos, que o seu esposo, o intelectual Fernandinho Baptista Pereira (colaborador da Gazeta da Dona Hália Santos), queria arrasar para meter lá um cubo inspirado na arquitectura estalinista, projectado por um licenciado de Castelo de Vide, Carrilho da Graça.
A nossa querida Senhora abordará no próximo dia 24 de Outubro a obra escultórica do Senhor Conde da Bahía . Estamos certos que o nobre titular agradecerá à intelectual o desvelo, da mesma forma que o Marquês de Abrantes, Grande de Portugal, generosamente agradecia aos vates que faziam poesias em honra da sua Casa.
No mesmo dia o Professor Baptista Pereira, esposo da Senhora Dona Ana, falará da pintura da nossa querida Tia Mary Lucy com a sugestiva abordagem ''uma poética da inquietude''.
Não sabemos se o Fernandinho, como dizia a Tia Mary Lucy, saberá que Lucília Moita também foi poetisa de mérito, tendo sido muita elogiada por Monsenhor Moreira das Neves, que também trovava e cujo best-seller nas livrarias católicas e apostólicas foi
''A Hóstia Consagrada''
livro de poesias que era distribuído generosamente aos meninos e meninas que faziam a primeira-comunhão, e que era muito recomendado pelo Senhor Barata Gil, pessoa ordeira e grande admirador de Moreira das Neves,de que dizia que era o Bernanos luso.
Moreira das Neves, esse vate apostólico era o delegado no ''Novidades'' destas duas Eminências
Monsenhor Moreira das Neves, como o Sr.Professor Oliveira Salazar, era homem de comunhão e missa diária como sr. Barata Gil....
O Reverendo Moreira até na tumba versejou e lá no cemitério uma lápide diz sobre os abençoados restos do sacerdote:
«Aqui jaz quem nunca foi Milionário nem herói Mas quis ser em alegria Apenas, em dor e amor Cantor de Nosso Senhor, Poeta da Eucaristia». |
Para terminar queremos ainda recordar que a Senhora de Baptista Pereira é uma polifacética intelectual, sendo autora de ''Os Bombeiros de Carcavelos e a sua freguesia'', bem como '' “A vinha e o vinho, contributos para o seu estudo”' onde aborda, erudita, a história desse néctar prodigioso que foi a pinga de Carcavelos.
Sugerimos à senhora Dona Edilidade um ajuste directo à escritora para escrever o livro : ''Maria do Céu Albuquerque, Coveira dos Bombeiros de Abrantes'', oferecendo nós a capa:
Edite Fernandes (não confundir com certa gaja chamada Edite Salvador Fernandes )
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)