O Bemposta Informa
desejava assim Feliz Ano Novo e um Bom Natal em 2011
EDITORIAL Aproxima-se o Natal, essa data memorável que aproveitamos para comemorar junto da nossa família. Porém, as dificuldades que se estendem à população em geral em virtude das medidas impostas pelos nossos governantes, irão certamente preocupar e dificultar muitas famílias nesta quadra do ano. Até 4 feriados nos vão tirar, como se o problema fosse o trabalho que fica por fazer. Quiçá se no futuro o feriado do Dia de Natal é também abolido. Mas o que quero evidenciar neste curto espaço é que as dificuldades não são encaradas por todos. Vejam-se alguns episódios. Recentemente veio publicado na imprensa nacional que o comércio de luxo em Portugal tem vindo a aumentar. A Av. da Liberdade em Lisboa é um exemplo disso. Mas o mais surreal é quando aqueles que nos pedem sacrifícios fazem o mesmo. Certamente repararam que os nossos governantes não se importaram de comprar uma frota de viaturas novas para o seu serviço, depois de pedirem veemente sacrifícios aos Portugueses. O caso mais falado foi o do Ministro que se deslocou para a cerimónia de tomada de posse numa Vespa e, agora já se desloca numa viatura de estado, recentemente adquirida, no valor de 86 mil euros. Em resposta, desculpam-se que o concurso para o aluguer operacional das viaturas já tinha sido lançado e concluído pelo anterior governo e portanto não havia lugar para renegociação. Contudo, nas medidas de austeridade aplicadas a todos os Portugueses há e haverá sempre lugar a negociação. Como isto é possível? É assim que nos enganam? Só nos resta render à asserção do escritor moçambicano Mia Couto: A maior desgraça de uma nação pobre é que em vez de produzir riqueza, produz ricos. Mas ricos sem riqueza, endinheirados. Bom Natal e Próspero Ano Novo.
|
O boletim dizia coisas acertadas e profecias arriscadas. Por exemplo a abolição do Dia de Natal. Profecias menos arriscadas mas mais plausíveis não fazia: encerramento de Cadouços que tinha vindo, dizia a publicidade, a produzir um vinho que conquistava a América, irrupção no cenário local com força de autarcas independentes eleitos numa lista livre das oligarquias partidárias, encerramento de actividades económicas privadas devido à hemorragia demográfica etc.
As profecias sensatas não gozam de cotação no mercado. Por isso ninguém da Junta previu o fecho da farmácia Torres. Como não previu foi incapaz de falar com os autarcas do seu partido em Abrantes para que votassem contra o encerramento da Farmácia.
Agora podem montar-se em lambretas, como o Ministro citado,e irem até à Chamusca comprar uma aspirina.
Também podem gritar : Ò da Guarda!
Talvez lhes responda alguém em São Facundo, se o posto local ainda não foi extinto.
Fazer humor negro com as desgraças do nosso interior desertificado pode parecer uma maldade. Tanta como fechar o Dia de Natal, malévolo intento que o editorial atribuía ao Governo PSD/CDS.
A propósito qual é o papel do PSD na Junta da Bemposta????
Deixo uma profecia pouco arriscada para 2014, apostam que fecharão mais farmácias nas freguesias rurais? Mas parece-me difícil a abertura de mais no centro de Abrantes e arredores.
Digo isto depois de ver as penhoras que caíram sobre algumas delas. E mais não digo.
Próspero Ano Novo sem aspirinas na Bemposta.
MN
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)