A prestimosa Junta do Pego continua fiel às genuínas tradições locais herdadas do executivo anterior ou seja o horror ao verde e às árvores.
Já tinham um Platanal Capado e estavam situados perto do Palmeiral Capado do Barão Alves. Era portanto necessário encontrar um novo objectivo que norteasse o recém-inaugurado mandato e dedicaram-se com afã arboricida a uma frenética busca de árvores e arbustos ( mas não bustos porque o Pego ingrato ainda não ergueu um busto ao grande influente político Gomes Mor) para chacinar.
A busca científica, popular e de massas desembocou no cemitério onde uns garbosos ciprestes davam um funéreo acompanhamento aos mortos da freguesia.
Zás !!!! já temos árvores para cortar!!!!
Um socialista local terá reforçado a fúria pegacha com esta insólita tese: estes ciprestes são da mesma raça tenebrosa que João Pico (1). Foi um cipreste do Souto que despachou um jazigo, num acto de vandalismo, que quase levou à falência a Junta do pinhal. É melhor prevenir e cortá-los todos, os mortos não precisam de sombra.
Uma salva de palmas saudou, vibrante, este raciocínio.
Parece que se reuniu depois a Junta para deliberar como cortar o mal pela raiz e chegou à conclusão que havia mais vegetação para cortar mas que não havia nem ma$$as nem mão-de-obra para escavacar os ciprestes.
Vai daí oficiou à CMA pedindo apoio para deixar os mortos do Pego sem sombras, incluindo a nossa querida Paulina Pereira.
Unânime a distinta Vereação resolveu solidarizar-se com a ecológica Junta
Quando alegaram que iam podar os plátanos ainda esgrimiram que tinham feito um ''estudo'' sobre eventuais doenças das árvores. Agora nem isso....
Finalmente diz-nos um informador local que a Segurança Social não aprovou o Asilo do Gomes Mór, bem como outro (será para outro post) de forma que a Junta só começará a recolher fundos pró busto, quando o Asilo estiver recheado de idosos.
MN
(1) Distinto membro da classe política abrantina, colega do Sr.Dr.Armando Fernandes numa defunta CPC do PSD. Actualmente bloguer em licença sem vencimento. Apoiante do PS em Sintra e possível sucessor do dr.Basílio Horta
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)