Prometemos criar uma antologia dos Deputados que defenderam o interesse da Nação nas Cortes do Reino e depois nas Câmaras republicanas (incluindo as da Ditadura que também era republicana).
Começamos pelo Sr. Manuel Dias, venerável membro da C.P.Concelhia do PS, ainda hoje Deputado Municipal, de profissão alfaiate quando foi eleito Deputado à última hora à Assembleia Constituinte.
Dizemos à última hora porque o candidato estava para ser o Dr.Eurico Consciência, fundador do PS abrantino (isso é uma história para contar outro dia) que por divergências políticas insanáveis recusou candidatar-se.
A sua mais vibrante e divertida intervenção na Assembleia Constituinte foi esta:
O Sr. Deputado Manuel Dias, tenha a bondade.
Burburinho.
Chamo a atenção da Assembleia. O Sr. Deputado Manuel Dias está no uso da palavra para pedir um esclarecimento. Façam favor de atender ...
O Sr. Manuel Dias (PS): - Depois de ouvir no hemiciclo falar em insultos, de quem não é por nós é contra nós e em lições de democracia, eu queria pedir ao meu camarada Lage que ele me dissesse se está comigo, quando a minha vontade era dizer aqui algumas coisas que só o respeito da Casa, o respeito de muitos dos que aqui se sentam, e o respeito total de quem votou para que estivessem aqui sentados, só esse respeito é que me impede de dizer aqui coisas que tenho, de facto, grande vontade de dizer. É que ainda há poucos dias, há muito poucos, eu e outros surpreendemos um indivíduo das bases de um partido, muito concretamente do PPD, falando numa aldeia, para um grupo, para um grupo não, era um grupo muito restrito, dado que eram duas senhoras bastante idosas, que lhe perguntavam, depois de o dito senhor se ter identificado como elemento do PPD, lhe perguntavam: «Mas o senhor diga-me lá, que é isso de marxismo? Marxismo ou não sei o quê, que eu não percebo muito bem a palavra.» E o senhor disse-lhes de pronto: «Olhe! Marxismo ... As senhoras já ouviram falar do Zé do Telhado?» «Sim!» «Olhe, é mais ou menos a mesma coisa, é igual!»
Gargalhadas.
Diário da Assembleia Constituinte, nº 113, página 3716
Intervenção feita em 19-2-76
Manuel Dias ainda no activo foto PS
Agora as perguntas:
Quem seria o militante do PPD que confundia Marx com o Zé do Telhado?
Marx
b) Seria regente dalgum coro?
c) Quem diria ao Sr.Manuel Dias que o boss do PS viria da JSD?
d) Só para terminar, a foto é tirada na sala de reuniões do PS abrantino onde estão imortalizados os vários líderes socialistas.
Não era hora de descerrar a foto do dr. Eurico, fundador do PS abrantino ?
Miguel Abrantes com a ajuda do nosso correspondente parlamentar.
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)