Antes de Eduardo Campos e de Candeias Silva que durante um largo período constituíram um matrimónio (matrimónio é evidentemente uma figura de retórica) feliz no campo da investigação histórica, até que um divórcio litigioso (cujos contornos aqui esperamos analisar, apelando já ao Sr. Doutor Candeias Silva que nos conte a sua versão) os separou e levou como em todos os casos de separações litigiosas a peripécias desagradáveis, que andaram pelos Jornais e pela má-lingua abrantina, não houve nada na pesquisa histórica abrantina?
Foi esta tese demolidora que sustentou Eduardo Campos durante muito tempo. Teria havido o Capitão Mourato depois o vazio (ocupado pelo ''plagiador'', segundo as próprias palavras de Campos, Diogo Oleiro) até chegar o Messias,ou seja Campos.
Esta tese original, quase tão original e indefensável como a que Eduardo Campos defendeu acerca da fundação afonsina de Abrantes, e que ainda por aí figura em textos informativos e que alguma influência teve nos textos iniciais de alguns dos seus seguidores, é pura e simplesmente desbaratada pelo texto que publicamos do Professor Doutor João Manuel Bairrão Oleiro, dado ao prelo na Vida Ribatejana no início da década de 60.
Bastava lê-lo, ter dois dedos de testa e sensatez, conhecimentos históricos liceais e escusava-se de fazer a figura caluniadora que fez Eduardo Campos (e algum dos seus discípulos) sobre Diogo Oleiro.
Eduardo Campos teve um trabalho interessante na salvaguarda e organização do Arquivo Histórico Abrantino, foi um coca-bichinhos de abrantinices, mas esteve longe de ser um Historiador.
Foi um amador e um divulgador empenhado da História da Cidade e um homem frontal.
Em política fez disparates, mas não merecia a canalhada que lhe fizeram para não lhe dar, quando estava com uma doença terminal, a medalha da Cidade.
Quem faz uma canalhada é um canalha.
Tiramos por um momento o chapéu a João Pico e a Pedro Marques que propuseram a Medalha da Cidade para o Eduardo.
Diogo Oleiro, o Mestre da Historiografia Abrantina
Marcello de Ataíde
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)