PELO SEU INTERESSE TRANSCREVEMOS A NOTÍCIA PUBLICADA ONTEM PELO CORREIO DA MANHÃ
Alexandre Alves, presidente da RPP Solar, disse às Finanças que apenas ganha 15 400 euros por ano de uma empresa de recursos humanos
O empresário Alexandre Alves, presidente do conselho de administração da empresa RPP Solar, a quem o Estado deu 127,9 milhões de euros ao abrigo do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), declara às Finanças um ordenado de 1100 euros por mês. Segundo apurou o CM, em 2009 o ‘Barão Vermelho’ (nome pelo qual ficou conhecido quando era presidente da empresa de ar condicionado FNAC, em virtude das suas ligações ao Partido Comunista e ao Benfica) declarou um rendimento anual de 15 400 euros, o que dividido por 14 meses dá um salário mensal de 1100 euros. Em relação a 2009 o empresário pagou de IRS 154o euros ao Estado. O mesmo rendimento de 15 400 euros anuais foi declarado em relação ao ano de 2008.
A empresa que paga a Alexandre Alves é a Largewall – Serviços e Recursos Humanos Lda., uma sociedade criada pelo próprio em 2005 que tinha por objectivo prestar serviços no âmbito de investimentos imobiliários e que em 2008 sofreu uma alteração no seu objecto, passando a prestar serviços de 'gestão de pessoal e de recursos humanos', a par da prestação de serviços nas áreas dos investimentos e projectos imobiliários, da construção civil e do licenciamento de obras públicas.
A entidade empregadora de Alexandre Alves é detida por outra sociedade, a Valónia – Sociedade Imobiliária, SA, que desde 2006 tem como administradora única Irene da Conceição Pinto de Brito, que é sócia-fundadora, em parceria com Alexandre Alves, da empresa Largewall.
Irene da Conceição Pinto de Brito tem vários negócios celebrados com Alexandre Alves.
Para além da sociedade Largewall, os dois são gerentes da Largebuild – Utilidades, Equipamentos e Investimentos Imobiliários, Lda. e foram até Fevereiro de 2001 gerentes da Q.P.F. – Químicos e Produtos para Fotografia Lda.
SÓCIO DE MAIS DE UMA DEZENA DE EMPRESAS
Alexandre Alves é sócio ou gerente de mais de uma dezena de sociedades. As mais importantes são a RPP – Retail Park Portugal, a RPP Solar e a Largewall, sociedade que lhe paga o ordenado.
No entanto, existem outras tantas em relação às quais o ‘Barão Vermelho’ é ou foi gerente. É o caso da Teilnahme – Investimentos Imobiliários, Lda, que tem por objecto a compra e venda de imóveis para revenda. Neste caso Alexandre Alves é sócio-gerente com uma quota de 2500 euros a par de um outra empresa: a Tropical Property.
Já quanto à sociedade Bigroom – Utilidades, Equipamentos e Investimentos Imobiliários, Alexandre Alves pediu a renúncia das funções de sócio-gerente a 20 de Fevereiro de 2003, tendo o processo de dissolução da sociedade sido iniciado em 2008.
'VÁ AO MP PEDIR PARA ABRIREM UM INQUÉRITO'
Confrontado com a sua declaração de rendimentos, Alexandre Alves disse ao CM: 'Não reajo agora a este tipo de informação, não digo nada', adiantando 'vá ao Ministério Público ou à Polícia Judiciária pedir para abrirem um inquérito'.
No entanto, o administrador do megaprojecto de painéis solares RPP Solar, em Abrantes, admite reagir mais tarde: 'No futuro, se me sentir mal, reajo, porque eu não sou dos mansos. E com notícias encomendadas, como aquelas que têm vindo a publicar, reajo ainda mais.'
'Disseram que o projecto está atrasado, mas eu só recebi a licença de construção no dia 6 de Junho', afirmou Alexandre Alves.
PORMENORES
RPP SOLAR
RPP Solar tem um capital social de 1,5 milhões de euros, mas só está realizado em cerca de trinta por cento.
DOIS ADMINISTRADORES
Os dois administradores que estão à frente da RPP Solar são o próprio Alexandre Alves e Cláudia Susana de Brito.
DOIS MIL EMPREGOS
O projecto Integrado de Energia Solar (PIES) promete criar dois mil empregos em Abrantes. Foi já assinado um protocolo com o Instituto de Emprego. ''
HAVERÁ COMENTÁRIOS. OS NOSSOS, OS DOS LEITORES DO CM E DESTE BLOGUE.
o primeiro é meu, Marcello de Ataíde, supranumerário, felicito a D.Maria do Céu por ajudar os pobrezinhos. A venda a preço simbólico do Curtido é certamente a primeira acção da Rede Social. Nós na Obra somos mais discretos. Antes de distribuir esmolas aos pobrezinhos vemos se eles vão à missaa, tomam banho e não têm amásias.
Saudamos o Cónego Graça pela sua obra de ajuda aos pobres, convidamo-lo a entrar para a nossa piedosa associação (se a D.Maria do Céu também quiser entrar é bem-vinda) e vemos que o seu exemplo de caridoso benfeitor deu frutos em Maria do Céu Albuquerque.
Aleluia! São José Maria seja louvado!!!!!
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)