Este é um blogue temático sobre Património Abrantino. O dito não se resume às pedras. E quanto discutimos São Domingos mais que as velhas e veneráveis pedras do Convento aquilo que defendemos é a paisagem de Abrantes, já conspurcada por edifícios construídos em locais impróprios como o Hospital, cuja localização e a volumetria foram sovados no Expresso por Francisco Hipólito Raposo.
Já morreu o grande coleccionador de arte, mas antes disso teve tempo para elogiar nas colunas do Independente, então dirigido por Paulo Portas (que pena um excelente jornalista transformado num político ) a restauração de São Domingos assinada por Duarte Castel-Branco.
Que diria Quito Hipólito se visse o que querem agora fazer no velho Convento!
E que diria o político Portas se visse as posições empreiteirais e acéfalas da direcção local do partido a que preside!
O mais importante do Património são as pessoas, isto é os abrantinos, e por isso se defende a paisagem ameaçada da nossa cidade, porque isso é defender a nossa qualidade de vida.
Contra a Direita dos interesses se for preciso e com força!
Hoje temos a honra de noticiar que um dos mais ilustres intelectuais abrantinos, Frei Nuno Serras Pereira, um franciscano da mesma estirpe de Assis que as freiras da Esperança, foi absolvido pelo Tribunal da Relação num processo que lhe tinha sido movido por uns tipos sem o mínimo sentido de humor.
Deixamos aqui o link do blogue de Frei Nuno, homem cujas posições são controversas e polémicas, mas cuja inteligência deslumbra.
E mandamos-lhe um apelo, precisamos da sua assinatura na petição. A do seu irmão, o arquitecto Gil Serras Pereira já cá está e temos o previlégio de o ter como colaborador do nosso blogue..
Sem medo de corporativismos saloios, Gil Serras Pereira disse o que pensava daquele inaudito parecer do IGESPAR, a que em breve voltaremos.
Finalmente resta dizer que o Tribunal da Relação deu uma nova prova de defesa da liberdade de expressão, corrigindo uma infeliz e rídicula sentença da primeira instância da terra dos fenómenos, neste caso jurídicos...
E para terminar com a reposição da honra de Frei Nuno, desde já lhe encomendamos uma missa de acção de graças para o dia em que o projecto do Carrilho for definitivamente enterrado. !!!!
politica
vias de facto (miguel serras pereira e altri)
resistirporummundomelhor. (pcp)
Centenário Prof. Ruy Luís Gomes
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
Ilhas
caricaturas
histórias aos quadradinhos
abrantes
abrantes (links antigos)