''B. Gestão Hídrica do Açude de Abrantes
As associações da Ortiga consideram que o açude de Abrantes dificulta a migração das espécies piscícolas e que a sua passagem para peixes (PPP) não funciona e não deixa subir o rio para montante.
Neste contexto, defendem que a gestão hídrica do açude de Abrantes observe regras que garantam a subida das espécies piscícolas na época de reprodução à semelhança daquelas que são impostas à actividade piscatória, ou seja, que mantenha as comportas do açude “abertas” entre os meses de Dezembro e Maio.
As praias de cascalho (cascalheira) são fundamentais para a desova das espécies piscícolas de arribação que usam o cascalho para bater e provocar a desova, e por se encontrarem maioritariamente acima de Abrantes a existência de condições que garantam a subida da lampreia, enguia e sável, etc, até esta zona, ou mesmo acima de Belver, é determinante para a sua capacidade de reprodução.''
Ler mais aqui no blogue da Protejo que é um '' um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social''.
Estamos solidários com a Protejo que é exemplo dum movimento cívico de defesa do nosso património, cultura e ambiente.
Por isso a partir de hoje divulgaremos algumas das suas actividades e colocaremos neste blogue o seu link.
No entanto, há uma coisa que estranhamos. Temos informação que a CMA é aderente da PROTEJO.
Ora sendo a CMA a responsável pela gestão do açude e contribuindo para que os peixinhos tenham dificuldades em reproduzir-se, que está a fazer na PROTEJO?
Ainda mais, mantendo a CMA uma etar lá para os lados de Alferrarede a deitar efluentes perfumados para o rio, que está a fazer na PROTEJO?
Ou a CMA muda de atitude ou sugerimos aos líderes da Protejo que lhes ponham um processo disciplinar e os expulsem do movimento.
Marcello de Ataíde
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)