''Foi assinado, a 25 de Setembro, entre a Autarquia e a ABRANTAQUA – Serviço de Águas Residuais do Município de Abrantes, o Auto de Consignação relativo ao contrato de concessão do serviço de águas residuais urbanas do Município. Este acto formal decorreu, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na presença do Presidente da Câmara, Nelson de Carvalho e dos representantes da ABRANTAQUA S.A, Júlio Bento e Roberto Muñoz. Este consórcio constituído pela Lena Ambiente, empresa actualmente responsável pela prestação dos serviços de operação e manutenção do sistema agora concessionado e pela Aqualia, empresa espanhola com uma larga experiência internacional e líder de mercado nesta área, passou a ser o gestor do sistema de saneamento básico do Concelho. Segundo o Presidente da Câmara, esta é uma concessão “da maior importância, com consequências para o desenvolvimento do nosso território, para a promoção de melhores condições de habitabilidade geral no nosso Concelho e para a promoção da qualidade de vida das populações”. Da adjudicação consta a exploração, gestão, manutenção e conservação do sistema de drenagem de águas residuais urbanas, estações de tratamento de águas residuais (E.T.A.R’s) e estações elevatórias (E.E.); a limpeza de fossas sépticas; a execução de infra-estruturas, incluindo E.T.A.R’s de modo a alcançar a exigência comunitária de 90 % da população servida com rede de saneamento até 2011 e a realização de benfeitorias nas infra-estruturas, equipamentos e instalações existentes. O volume total de investimentos a realizar pela ABRANTAQUA, nos 25 anos da concessão, é de 37, 5 milhões de euros. Nos primeiros quatro anos da exploração, várias freguesias rurais do Concelho, vão receber investimentos superiores a 7 milhões de euros, um salto qualitativo em matéria ambiental que resultará da implantação de 40 km de novos colectores, 11 novas E.T.A.R’s, cinco novas E.E. e da remodelação de três E.T.A.R’s.
27 de 09 de 2007 |
|
Fonte C.M.A.
in Abrantes Digital '' |
Como se verifica pela notícia transcrita entre os representantes da empresa que assinou o contrato encontrava-se o ex-Vereador socialista Júlio Bento.
Foi ele o primeiro PS a dar o salto da actividade política para trabalhar numa empresa (o Grupo Lena) que fora protagonista de relevantes obras públicas, no nosso Município, enquanto o Vereador Bento tinha o pelouro das obras.
O Vereador foi feliz. Não ficou com as orelhas a arder como Nelson Carvalho quando alguns oposicionistas na Assembleia Municipal criticaram com dureza a sua entrada para a RPP Solar. Embora a situação fosse parecida.
Eram outros tempos....
Marcello de Ataíde
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)