A reorganização dos serviços de saúde no distrito de Santarém, feita em função de uma auto-estrada gratuita, é um dos motivos que leva o PCP a contestar a introdução de portagens na A23 (Scut que liga Torres Novas à Guarda).
O líder parlamentar, Bernardino Soares, lembrou isso mesmo hoje numa sessão com a comissão de utentes da A23 em Constância, no âmbito das jornadas parlamentares, a decorrer em Santarém.
“Os hospitais de Torres Novas, Abrantes e Tomar dividem entre si as especialidades. Os utentes passam a pagar os custos das deslocações e portagens assim como os bombeiros”, sublinhou Bernardino Soares, lembrando que é discutido na quinta-feira o projecto de lei do PCP para revogar a introdução de portagens nas Scut do Norte do país.
“É do ponto de vista social, económico e de coesão nacional inaceitável e vamos tentar travar”, disse o dirigente comunista depois de ouvir as consequências da futura introdução de portagens na A23.
António Ferreira, membro da comissão de utentes daquela auto-estrada, lembrou que a via “é uma das principais vias de escoamento de produtos” e que a estrada alternativa (a Nacional 3) foi integrada na auto-estrada em alguns troços, deixando as populações sem alternativa.
Bernardino Soares, acompanhado pelos deputados Rita Rato e Miguel Tiago, ouviram também as queixas da população sobre os transtornos causados pelo encerramento da Ponte de Constância, em Julho, que obriga a atravessar o rio Tejo num pequeno barco ou a fazer um desvio de 40 quilómetros por estrada.
in Público
Desta vez o PCP tem toda a razão. Tiramos-lhe o capéu mas....
Miguel Abrantes
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)