Mataram-lhe o marido. E resolveu fazer o que lhe pedia a sua alma fidalga. Pedir justiça. Exigir punição do matador.
É utopia pedir agora justiça em Portugal? Deve a petição sentar no banco dos acusados quem viola a Lei?
No Portugal de Salazar, 1947, Marques Godinho morre numa enxovia segundo a acusação por vingança pessoal e chantagem pessoal do Ministro da Guerra Fernando Santos Costa.
A Conspiração do "10 de Abril" de 1947. O almirante Mendes Cabeçadas (A) presidia à Junta Militar da qual faziam parte, entre outros, o general Marques Godinho (B), o brigadeiro Vasco de Carvalho (D) e o coronel Carlos Selvagem (E). João Soares (C) era um dos líderes civis do movimento. |
|
in Fundação Mário Soares- os conspiradores da Abrilada de 1947
A viúva, D. Palmira Pimenta Marques Godinho recusou-se a ouvir o conselho dos prudentes, a contemplar impune o matador. Levou-o aos tribunais.
Eis a queixa:
(continua)
Marcello de Noronha
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)