O Padre João dos Santos era Pároco de Alvega e ficou fiel ao Bispo e à liberdade religiosa, recusando a pensão republicana e protestando vigorosamente contra o saque organizado pelo Justo da Paixão, coadjuvado por um tal Joaquim Fernandes Martins, que a República alçara a Presidente da Junta da Paróquia.
O Martins, que era naturalmente membro da Associação do Registo Civil, dedicou-se a perseguir o Padre, que manteve em Alvega a resistência à perseguição jacobina.
Antes de lhe meter vários processos, que se arrastaram por 1914 e 1915, pelos terríveis crimes de dar catequese e organizar procissões, logo em 1911, fabricou um manifesto, assinado a rogo por dezenas de analfabetos locais e alguns republicanos, contra o padre Santos, por este se ter atrevido a protestar contra o assalto à Igreja.
Mas entre os analfabetos e populares, entre eles José Lobato Falcão, que depois seria herói da Guerra de 1914-18 e preso político durante a Ditadura, destaca-se um cónego que aderira à República, o ex-pároco das Mouriscas, António Sinforiano Polo, que fora feito Comendador de Cristo por el rei- D.Luis I
O Sinforiano nem sequer era português de origem, tinha-se naturalizado e por volta de 1887 recebera a prebenda de Cónego Honorário da Sé de Luanda.
Talvez nos tempos da monarquia tivesse estado ligado ao Partido Progressista.
O Padre Martins resistiu ao jacobinismo e em 1940 viu ser devolvida à Paróquia os bens roubados, alguns deles em ruínas.
Deve destacar-se ainda a família Paula de Matos, que adquiriu a capela de S.João, na Concavada, posta em hasta pública pelas autoridades e a abriu ao culto católico para permitir aos fiéis acorrer ao culto. (Era permitido nas capelas e Igrejas particulares, caso da Santa Casa de Abrantes)
ma
Ver a biografia do P.Santos no Sardoal com Memória, do Sr.Luís Gonçalves
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)