O arqueólogo responsável pelas escavações no Convento de S. Domingos é o Dr. Luis Oosterbeck, o mesmo que “desde a primeira hora,se encontra integrado na equipa multidisciplinar que irá conceber e programar o Museu” (dixit Fernando Baptista Pereira).
Os factos são os seguintes:
1) O inacreditável parecer do IGESPAR (publicado neste blog), que num desconcerto de louvaminhas aprova a torre de Carrilho da Graça, coloca, no entanto, algumas reservas no que respeita a eventuais vestígios arqueológicos, o que poderia pôr em risco a obra.
2) A Câmara Municipal teria que proceder, pois, a escavações que concluissem que nada de importante de perderia com a implantação da torre na cerca de S. Domingos.
3) Os eventuais vestígios arqueológicos, a existir (existem!), seriam da época medieval ou da época moderna.
4) As escavações ficam sob a responsabilidade do Dr. Luis Oosterbeck.
5) O Dr. Luis Oosterbeck é especialista em Pré-História, toda a sua obra está restrita a este período e pouco saberá sobre arqueologia medieval ou moderna.
6) O Dr. Luis Oosterbeck faz parte do círculo restrito que está a programar o museu, sendo, pois, parte interessada no sentido das conclusões das escavações.
Tirem as vossas conclusões.
De Manuel Avó a 27 de Agosto de 2009 às 23:58
O link do IPA foi quebrado !
De Manuel Avó a 30 de Agosto de 2009 às 01:32
Quando clicamos no link do IPA este informa-nos de um erro.
Aqui vos deixo outro link que vos pode ser útil.
http://209.85.229.132/search?q=cache:bLel-GbcrGUJ:www2.ipa.min-cultura.pt/pls/dipa/build_ficha%3Fpagetitle%3DPesquisa%2520Arque%C3%B3logos%26xcode%3D15061%26type%3DA+trabalhos+arqueol%C3%B3gicos+na+%C3%A1rea+de+protec%C3%A7%C3%A3o+do+convento+de+s.+domingos,+abrantes&cd=5&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=pt&lr=lang_pt
De Jaime Rebotim a 14 de Setembro de 2009 às 23:30
Então os senhores não fazem manutenção do blog ?
O link que destacam não nos leva a lado nenhum !
Comentar post