No último Ribatejo, dirigido por um tal Duarte, um tal Fernandes tem um ataque de moralice hipócrita digno da beata mais fervorosa da
Amoreira.
Mas antes disso a coluna chama-se ''Espuma dos Dias'' e a adrenalina moralista sai com o título ''A Sociedade do Espectáculo''.
Chamando as coisas pelo seu nome a ''Espuma dos Dias'' é o título dum livro do excelente Boris Vian, cuja prosa (do melhor francês dos anos 50) deixa a milhas o Fernandes.
Depois a ''Sociedade do Espectáculo'' é o título doutro livro francês, um manifesto pelo qual Guy Debord publicitou as teses da Internacional Situacionista, organismo com alguma responsabilidade no Maio de 68.
Deixando os pormenores eruditos, indigna-se o plumitivo porque a imprensa sensacionalista está a vender papel à custa da morte trágica do icone gay Carlos Castro em Nova Iorque.
O Fernandes quer moral e contenção como se os jornais sensacionalistas se tivessem de reger pela ética barata e beata das folhas paroquiais do Nordeste transmontano.
Mas o divertido é o que não se diz, quem tem explorado ''o caso'' com pormenores desnecessários, dignos das novelas que os ceguinhos vendiam nas feiras, é o diário Y do mesmo grupo económico da folha sclalabitana.
Naturalmente, o Fernandes não fala do Y, não vá chatear-se a dignissima administração do ''grupo'' empreiteiral.
Damos os nossos parabéns ao Fernandes por ser um digno colega do Sr.Pepino, a última estrela do Ribatejo!
Viva o Fernandes!
Glória ao Pepino !!!!
Miguel Abrantes
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)