Desafia-me o meu amigo e companheiro nesta Cruzada, Miguel Abrantes, a comentar as tocantes declarações do Sr. Marinho Pinto sobre o papel da Igreja na crise.
E não me desafia a que eu comente o resto da catalinária quase neo-fascista do Marinho sobre a ''crise''......
Estou farto de demagogos e o Marinho soa-me àqueles toureiros que só fazem a faena para o Sol e no fim da corrida começam a dar cambalhotas para que os turistas da estranja e os curiosos que não conseguem distinguir um touro de um bezerro, larguem uma salva de palmas.
Estará o Marinho Pinto a pensar num destino nacional e para isso começa já a beijar a mãos aos Bispos?
Da mesma forma que o Cónego Graça se apressou, cortesão, a ajoelhar-se perante Maria do Céu Albuquerque ( o reverendo punha-se de joelhos perante qualquer tipo de poder) em busca de favores?
Todas as trapalhadas em que o Cónego se meteu com a revisão apressada do PUA (com o unânime voto dos políticos locais) valiam que o homem se pusesse de cócoras perante a cacique local?
Sei demais sobre a criatura, tenho papéis demais no cofre e não entrarei nunca numa Missa dita por um alentejano deste jaez.
São os pobres que o movem?
O Evangelho diz em Mateus: ''Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.''
Porque é que o raio deste homem está sempre a tocar não a trompeta, mas um bombo típico duma filarmónica de província?
Money, pilim, poder, cifrões tudo o contrário do que me ensinaram na catequese.
Tudo isso rima com a criatura e com o tipo de pastoral que faz.
Quanto ao Marinho, prefiro o Dr.Júdice.
Tá tudo dito
Marcello de Noronha, da Obra
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)