Ficou este blogue de recordar qual tinha sido a posição das várias forças políticas locais em relação ao MIIA. Cumprindo o prometido, hoje é a vez do PSD. Transcrevemos na íntegra a posição assumida pelo PSD, em Conferência de Imprensa, presidida pelo Dr. Santana Maia Leonardo, em plena Praça Barão da Batalha, :
''Quanto ao Museu: As (poucas) discussões até agora havidas têm-se limitado a aspectos técnicos ligados ao projecto em si. Ora, a nosso ver, um projecto desta dimensão exige a priori um estudo sério, fundamentado, rigoroso e detalhado sobre as condições do seu funcionamento, em termos de afluência esperada de públicos, receitas daí derivadas e caracterização desse mesmo público com vista a aquilatar dos benefícios ou não que o tecido económico e social da cidade poderá esperar. Também é fundamental uma estimativa correcta dos custos a suportar com o pessoal (especializado ou não) que necessariamente terá que ser contratado, bem como dos custos normais de funcionamento, certamente elevados num equipamento com a volumetria projectada e que requer condições próprias para a preservação das obras que se prevêem expor. Enfim, uma análise custo/benefício que não se esgota apenas na possível auto-sustentatibilidade do Museu, mas alarga-se aos possíveis impactos (económicos, de circulação, de hábitos culturais, etc) que possa vir a ter na Comunidade onde se irá inserir. Assim, dada a proximidade das eleições autárquicas e tendo em conta a evidência de que esses estudos (estudos sérios sobre a viabilidade económica do Museu com esta dimensão) não foram efectuados, propomos que as decisões sobre este tema sejam suspensas. Nós sabemos que um Museu com esta volumetria e impacto visual é a delícia dos políticos, dos arquitectos e das grandes construtoras. Mas, para nós, o Museu só faz sentido se for uma mais valia para a cidade e para os comerciantes. Após vencermos as eleições, comprometemo-nos a efectuar um estudo sério e rigoroso sobre a viabilidade económica deste projecto, pois só assim é possível uma decisão correcta e acertada que não hipoteque o futuro da cidade e do Centro Histórico. ''
(trancrito do blogue Amar Abrantes 10 de Julho de 2009)
Naturalmente que depois desta tomada de posição, realizada na sequência da forte polémica levantada pela autêntica insurreição da sociedade civil abrantina através da petição on-line, esperava-se que os eleitos do PSD na Vereação e na Assembleia Municipal tivessem apresentado propostas pedindo a suspensão do Museu, na sequência da tomada de posição transcrita que é da responsabilidade da Comissão Concelhia do PSD/Abrantes. Ficámos à espera e por enquanto nada !!!!
Ou seja tudo como d’ antes na Rua de São Pedro.
De qualquer forma é de agradecer ao PSD a atenção dedicada ao assunto do Museu através de alguns interessantes artigos do arq. António-Castel Branco publicados no blogue Amar Abrantes.( aqui fica o link dum desses artigos http://amar-abrantes.blogs.sapo.pt/75239.html ).
Numa vista de olhos ao Programa da candidatura social-democrata não encontrámos nem uma linha dedicada ao MIIA. Em contrapartida prometem-nos muito mais Museus !!!!
Para terminar resta-nos agradecer ao Dr. Santana-Maia Leonardo e a vários sociais-democratas abrantinos terem subscrito a petição on-line onde se pede um referendo local em relação ao polémico caixote do Carrilho da Graça.
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)