No Dia 18 de Setembro de 2009, teve lugar, na Universidade de Évora, o Colóquio “Entre a História, a Estética e a Técnica; Diálogos de Património Cultural”, organizado pelos alunos do seminário de Estética e Técnica dos Objectos Artesanais e Industriais a cargo dos docentes, Ana Cardoso de Matos e Paulo Simões Rodrigues.
Foram Moderadores :Filipe Themudo Barata, Ana Cardoso de Matos, Paulo Simões Rodrigues, Leonor Rocha, Maria Ana Bernardo.
No evento, patrocinado pela Câmara Municipal de Évora e por outras entidades, participo o nosso amigo Arq. António Castel-Branco com a seguinte comunicação:
O MIAA Entre a História a Estética e a Técnica: Diálogos com o Património Urbano em contexto alargado – na perspectiva de um arquitecto
António Castelbranco, Arquitecto
Resumo:
A comunicação pretende abordar as facetas funcionais e arquitectónicas dos museus, escolhendo como estudo de caso o Museu Ibérico da Arte e Arqueologia (Abrantes).
Tendo por base a perspectiva de um arquitecto, a linha condutora da apresentação terá em conta a função de um museu, a sua arquitectura, os seus contextos (urbano, humano, etc.), com vista à exposição do caso de estudo – O Museu Ibérico de Arte e Arqueologia.
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)