Carta a António José de Almeida
''Meu querido amigo,
Recebi o seu cartão e obrigado por tantas provas de estima que me consagra.
Agora peço a sua atenção para um assunto verdadeiramente urgente. Mathias Lopes Rapozo, natural das Mouriscas, pedia para ser nomeado professor para a sua terra, visto estar a sua escola fechada, e o professor oficial Baptista ter o pedido de reforma pendente.Este professor muito hábil, tem a média de 19 e meio mas há 6 meses espera cadeira e nada.
É pobre e esta situação é-lhe difícil.
Ele esteve apresentado e processo feito para o Rocio de Abrantes, o Rocio tem lá o Bruto e ele que procure (sic) professores porquanto Mouriscas é a maior e mais populosa aldeia do concelho de Abrantes.
Peço-lhe pois com muito mas muito interesse para pedir ao Leão Azedo a nomeação do Rapozo para Mouriscas e não para o Rocio. Pedido que eu já corrobei, na Inspecção do Largo da Abegoaria.
É este o maior favor que o meu amigo me pode fazer, creia-me. Ora isto fica pendente de duas palavras do Dr.António José de Almeida,.
Repare bem o professor há 6 meses que espera e Mouriscas com dezenas de crianças ao abandono.
Creia-me seu dedicado amigo
Martins Júnior
Abrantes, 26-12-1912
Notas: O Rapozo foi nomeado para as Mouriscas graças a esta senhora cunha do João Augusto Silva Martins. Grato ficou, porque sempre fez parte dos apoiantes do Henrique Augusto. As cunhas são a forma normal de nomeação administrativa neste país há milénios.
A República mantinha a Escola das Mouriscas fechada certamente para promover o sucesso escolar. Segundo o Prof.Gentil Martins......o Martins Júnior foi o pai do Inspector Rosa Casaco.
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)