Vai isto dedicado a Mestre Fernando Correia e à irmã Dr.ª Filomena Correia, prestigiada clínica,duma histórica família abrantina,
O dr. António Correia, abrantino, foi um homem que jogou a vida pela República em Santarém e depois se apresentou 9 anos mais tarde como voluntário, já entrado em anos, para de novo combater a Monarquia pelas armas. Foi em 1919, quando metade do país estava nas mãos do Paladino, o Paiva Couceiro e el-Rei D.Manuel II preferiu ficar no cómodo exílio londrino, a fazer o seu dever.
Desembarcar no Porto, como fizera D.Pedro IV, e pôr-se à frente dos soldados que lutavam por ele. Foi este gesto do último Bragança liberal, que matou a esperança da Restauração e provavelmente ditou como inevitável o caminho da Direita para o fascismo.
O resto da biografia dele é este '' Foi eleito deputado em 1921 pelo círculo de Leiria e em 1922 pelo de Portalegre nas listas do Partido Republicano Liberal. Foi vice-secretário da Câmara dos Deputados de 2 de Dezembro de 1923 a 2 de Dezembro de 1924. Projectos de lei que apresentou na Câmara dos Deputados em 1922: 143-B; 1923-24: 681-
-A e 717-D. Foi secretário de Artur Alberto Camacho Lopes Cardoso, ministro
da Justiça durante o Governo do PRN em 1923.
Faleceu em 1964.''
Tudo o que se diz e reproduz vem de
Uma magnífica tese, editada pelo ICS-Instituto de Ciência Socais em 2015.
Um dos grandes vultos do PRN foi Cunha Leal, que ainda em 1958 chegou a ser o candidato a PR convidado pelo PCP e que os ''barbudos'' como Sérgio e Jaime Cortesão desprezaram para seguirem Humberto Delgado. Há algo abrantino aqui no blogue sobre isso.
Outros abrantinos metidos no PRN foram Diogo Oleiro e os seus amigos políticos no final dos anos 20.
O grande vulto do distrito foi um bom amigo de Diogo Oleiro, Ginestal Machado.
Ginestal
O Doutor Candeias, sempre esforçado, não encontrou quase pistas do bacharel Correia. Maria Justina Bairrão Oleiro diria assim: e se ele lesse o que escreveu o Senhor Meu Pai?.
Zahara,2010, art. do Doutor Candeias Silva
ma
foto da Casa Correia: roubada à Srª Drª Filomena
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)