O dr. José Rafael Nascimento teve nos últimos anos um assinalado percurso de intervenção cívica e de defesa do Património. Com um punhado de abrantinos da sua estirpe, outro galo cantaria em Abrantes.
Publica-se com a devida vénia o seu relatório deste percurso:
''O percurso dum cidadão exemplar:
EU, ABRANTES E A MINHA ALDEIA/FREGUESIAS
Da intervenção cívica à intervenção autárquica, uma evolução natural.

''A MINHA ATIVIDADE CÍVICA
Ao vir morar permanentemente para a aldeia dos meus avós maternos, há cerca de 6 anos - Vale de Zebrinho (São Facundo), Abrantes - prossegui aqui a atividade cívica que sempre realizei nas terras onde residi. De facto, a cidadania é um direito e um dever que a cada um pertence e compete realizar, esteja onde estiver, em prol do bem comum.
Por isso, promovi na minha aldeia a requalificação da Fonte de Santo António e dos arranjos exteriores e interiores do Cemitério de Vale de Zebrinho, tendo evitado o mal maior que representava o projeto inicial do urinol implantado à porta deste. Contribuí, também, para a colocação de aparelhos Fitness e para a chegada da Fibra Ótica à minha aldeia.
Neste período, lutei e consegui a colocação de sinalização rodoviária no cruzamento Pego-São Facundo e participei, com a minha mulher Ana, em dois Orçamentos Participativos, tendo conseguido eleger 3 cursos de Primeiros Socorros (Geriátricos e Pediátricos) abrangendo as cinco aldeias, os quais foram já realizados.
A intervenção cívica não se limitou, contudo, à minha aldeia e freguesia. Também colaborei com o movimento de cidadania no Rossio ao Sul do Tejo, tendo sido cofundador e Secretário da Direção da Associação Rossio Con Vida. Entre outras iniciativas, foram várias as palestras que realizámos sobre temas de interesse para a comunidade.
A nível municipal, além de ter assistido regularmente às sessões públicas dos órgãos autárquicos, publicado diversos estudos e reflexões e participado ativamente em sessões culturais e debates diversos, defendi firmemente o saneamento básico na minha aldeia e a valorização do Mercado Municipal. Fui, também, cofundador do Movimento ALTERNATIVAcom e da Associação ABRANTEScom Alternativa.
Criei e administro há dois anos e meio o grupo dos Amigos do Mercado de Abrantes, o qual luta pela não demolição do antigo Mercado, pelo regresso do mercado diário ao seu berço histórico e pela dinamização do Mercado Municipal. Orgulho-me muito de defender esta causa, tendo comigo mais de 2700 Amigos.
Finalmente, disponibilizei-me para ser professor voluntário na Rede de Universidades Seniores em Abrantes e na região, tendo sido convidado para lecionar no Sardoal, o que fiz até ao surgimento da pandemia. Entretanto, fui regulamente publicando no jornal digital Mediotejo e colaborando na rubrica Conta-me Coisas da Rádio Antena Livre.
A minha candidatura aos órgãos autárquicos de Abrantes é, pois, a continuidade natural desta participação ativa, com a consciência de que, tendo mais poder de decisão, poderei fazer mais pelas 5 aldeias da minha União de Freguesias e pelo concelho de Abrantes no seu todo.
Contem comigo, eu contarei sempre convosco.
José Rafael Nascimento
Candidato pelo Movimento ALTERNATIVAcom à Assembleia Municipal de Abrantes e à Assembleia da União de Freguesias de São Facundo e Vale das Mós.
(FOTO: Intervenção numa sessão pública da Câmara Municipal de Abrantes, em princípios de 2018)''