Director Adjunto da Zahara só consegue ver obras abrantinas a partir de 1963....
Solano de Abreu publicou Amorosos (Galeria Provinciana) em 1904. A imprensa de Lisboa deu por isso. O ''Occidente'' dedicou uma página ao livro. Depois mais obra de ficção e algum teatro. E um livro técnico sobre manteiga.
.
A literatura abrantina só começou em 1963.!!!! É de desatar a rir.
''O dr. Consciência foi o único a reunir as suas crónicas na Imprensa.''' (sic) Não foi ele, foi a redacção do Ribatejo que o fez, segundo declarações do próprio.
Em 1932, o Sadi-Azor (pseudónimo dum político local) editava ''Perfis'', onde reunia os seus versos humorísticos, dispersos pelos jornais locais.
E há mais alguns, Jorge Moura Neves Fernandes, com a ''Tribuna da Semana'' (crónicas de Manuel Viterbo no Jornal de Abrantes, onde fuzilava possidónios e ignorantes), o capitão Andrade que editou o que publicara no ''Correio de Abrantes'', nos ''Estudos de Castelo Branco''.
O Fernando Velez, que escrevia mal, reuniu as suas crónicas em ''Poeiras do Passado'', com prefácio do dr. José Amaral. Também foram publicadas inicialmente no JA.
E são das fontes mais importantes para os anos 50-60.
Vale a pena continuar?
Se o que escreveu a poetisa Maria Piedade Anselmo é literatura, até os anúncios das penhoras na Imprensa local são literatura.
Já agora: quem escreveu ''Rol de todos os filhos da puta reviralhistas do concelho'', que estava para ser revisto por Eurico Consciência????
Boa literatura são as peças forenses deste Advogado.
Finalmente todos os abrantinos que demandaram a capital e escreveram, não fazem parte da literatura abrantina pró homem....
Botto, a glória local e um dos poetas preferidos de Pessoa, não faz parte da literatura abrantina, quem faz é a poetisa Anselmo, que dedicava versos ao cónego burlão e à cacique..
mn
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)