Em nome de Deus e da Cruzada, abençoada por Sua Santidade, um tribunal militar condenou à morte Alexo Diz Jurado, médico de Tuy, que assistia às Doroteias do Colégio luso local, onde a vidente Lúcia, servia de porteira.

O facultativo, conotado com o partido Izquierda Republicana, de Azaña, uma formação ligada à Maçonaria, era um médico notável e tinha sido alcalde da galega terriola.
Era o médico da Santa e das Freiras. Pediu a intercessão delas, junto das forças nacionalistas, que limpavam a Galiza de ''bolchevistas''. Cousa simples, dada a tendência dos galegos para fascizarem.
Alguns tinham-se atrevido em Ferrol, que seria do Caudillo, a resistir.
A limpeza custou 2.500 fuzilamentos só na terra natal do mais bravo dos Generais, Franco. Os resistentes tinham incendiado 15 igrejas e fuzilado 2 padres na província de Santiago. Os anarquistas, sob comando de Fandiño, defenderam a catedral, para que não fosse reduzida a cinzas.
Os que estavam nos cárceres, esperando a Justiça nacionalista, pediram apoio e clemência à Igreja. Foram dadas ordens expressas para que qualquer apoio lhes fosse negado.
O Dr. Jurado pediu o apoio de Lúcia e das Doroteias, recusaram-se a prestá-lo. Mas ofereceram-lhe um crucifixo para apaziguar os últimos momentos, face ao ''pelotón''. Morreu a gritar Viva Cristo Rei- conta o P:António Marujo, no Expresso.
E a Igreja de Lúcia apelou à Cruzada:
''A mão omnipotente de Deus suscitou o Movimento Nacional e a luta provocada por este não é uma guerra civil, mas uma cruzada patriótica e religiosa, para que Espanha não morra, para que não seja assassinada, como o ia ser pelo socialismo, comunismo, anarquismo, numa das guerras mais terríveis do Anti-Cristo''.'' (1)
ma
(1) Francisco Carballo, ''A Igrexa Galega''
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)