Um dos historiadores locais dizia que andava em profundas investigações para saber quem era a mulher do General Abel Hipólito, que foi um homem importante na vida política e militar portuguesa e que também teve papel de destaque em Abrantes, onde foi um dos ''adesivos'' ao 5 de Outubro.
Resolvemos ajudá-lo
Portanto a mulher foi a Senhora D.Joaquina Cândida Anes de Oliveira, filha natural de Veríssimo Ferreira Anes de Oliveira e de Gertrudes Maria
Segundo escreveu um General abrantino, a família da menina Joaquina opôs-se ao casamento do Hipólito e conseguiu que o militar fosse afastado da praça de armas cá da terra por uma temporada......
Mas voltou e casou com a menina Joaquina e graças ao casamento tornou-se proprietário rural, tendo aliás sido da direcção do Sindicato Agrícola da terra, sob ordens de Solano de Abreu.
bibliografia, o saudoso D.Manuel de Mello Corrêa, a páginas 20, toda a informação genealógica é dele...
A família Anes de Oliveira era por exemplo dona da casa solarenga, onde vivem as santas freirinhas de Montalvo, que ganharam o céu por terem assinado a petição contra a patifaria de quererem construir uma torre de 30 m no Convento de S.Domingos.
Falta recomendar ler o livro de Mestre Mello Correa....
mn
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)