Ficamos a saber que o General Godinho era ''avô da D.Joana Godinho Soares Mendes'', através deste douto artigo, já referido
Aparentemente a fonte é o pároco do Rossio, que certamente, cheio de boas intenções, se enganou e não foi consultar os arquivos da instituição de que é Presidente nato.
A D.Joana casou em 1914 com João José Soares Mendes. Por esses anos, o seu primo José Garcia Marques Godinho era capitão de Infantaria 22 (em S.Domingos) e um exaltado republicano, que vimos nos dias seguintes ao 5 de Outubro, exaltar o fim dos Braganças, sendo ainda tenente.
Era filho de Joaquina Victória Marques Godinho e de José Garcia Godinho e tinha nascido nas Galveias.
Francamente não tenho pachorra, por agora, para ir ver quem era o avô da D.Joana, embora já tenha consultado o atestado do padre do Rossio, datado ainda do tempo da Monarquia, onde o sacerdote atesta que a menina rossiense Palmira Pimenta de Almeida Beja, era de boa família e de bons costumes. O oficial Godinho juntou-o ao requerimento que enviou a El-Rei e ao Ministério, pedindo licença para se casar. Era o procedimento habitual para o casamento dos oficiais do Exército.
Quanto à D.Joana ser herdeira da actualmente falida fundição, já se desmentiu o infúndio.
Quanto a ela ter deixado muito dinheiro, o artigo fala em 4 mil contos, o Comendador José Viegas e a mulher D. Leonor Paller de Viegas, um industrial algarvio, que teve uma fábrica de cortiça no Rossio, deixou pela mesma época bens avaliados em mais de 300 mil contos à Santa Casa de Abrantes, fora o que dera à da sua terra, São Brás de Alportel
O Almirante na inauguração do Hospital de São Brás, onde andam com azar, já morreram 6 idosos na Santa Casa local.
ma
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)