No dia 8 de Maio prossegue o processo judicial onde a drª Joana Vieira da Silva fez sentar no banco dos réus o Centro Interparoquial de Abrantes.
99/14.2TTABT |
Autor Joana Mafalda Amaral Vieira da Silva |
Audiência de partes |
08-05-2014 11:00 |
Fomos saber quem é a drª Joana e descobrimos que é a brilhante autora duma tese de mestrado, da Universidade do Algarve, sobre ''Cuidados ao Idoso'' ou para ser mais rigoroso
'' A QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO E O SEU BEM-ESTAR SOCIAL''
A drª Joana afirma na sua tese: (...) ''As Instituições Particulares de Solidariedade Social constituem uma forma de participação organizada dos cidadãos de treino e de convivência democrática. A mudança e a dinâmica social há muito que exige às I.P.S.S.’s respostas aos problemas diversificados. Com efeito, as I.P.S.S.’s são especialmente orientadas para o apoio e a prestação de serviços às pessoas e às famílias que mais necessitam de ajuda (esta noção de ajuda, obviamente, que é muito variável no tempo e no espaço consoante certas sensibilidades culturais) (Coelho, 2008).(...)
e depois a partir da página 84 realiza um aprofundado estudo da velhice e do problema dos idosos na realidade social abrantina, que é do melhor que vimos, com base num bem estruturado trabalho de campo com entrevistas a idosos de São João, São Vicente, Rossio e Alferrarede.
Quero sublinhar uma das conclusões a que chega ''(...) Se, por um lado, os idosos de grupos de convivências participam de atividades que envolvem aspetos sócio-recreativos, valorização do exercício da cidadania e de elucidações concernentes à promoção em saúde, em outro pólo os idosos de instituições de longa permanência vivenciam seu processo de envelhecimento num confinamento sócio-afetivo, devido às caracterizações da institucionalização da velhice.(...)'' e depois realiza uma acertada crítica ao funcionamento de certo tipo instituições ''assistencialistas'' baseadas em métodos de funcionamento retrógrados e anti-sociais.
A tese pode ser lida aqui.
É lamentável assistir a que uma outrora reputada instituição de solidariedade social, fundada por um homem da estatura do Cónego Albano Vaz Pinto, ande metida em casos de polícia e constantes conflitos judiciais. O Bispo de Portalegre deve por cobro a esta delicada situação.
mn
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)