Anselmo Xavier
''Em 3 de Fevereiro de 1907, realiza-se na Praça de Touros, da então vila de Abrantes, um grande comício, a que terão assistido alguns milhares de pessoas e onde discursaram algumas das figuras mais destacadas do republicanismo português: Bernardino Machado, António José de Almeida, Brito Camacho, José Maria Pereira e Anselmo Xavier. Tudo indica que nesse comício Bernardino Machado terá feito a promessa que uma vez implantada a República, Abrantes seria elevada à categoria de cidade. Assinale-se também que nesse mesmo dia, António José de Almeida e Anselmo Xavier estiveram também na freguesia das Mouriscas, onde a sua presença desencadeou enorme entusiasmo junto da população. ''
(..) No dia 8 de Março de 1908, foi eleita a Comissão Distrital Republicana de Santarém que integrava os nomes de José Relvas, Dr. Anselmo Xavier, Dr. Guilherme Nunes Godinho, Dr. Ramiro Guedes e Dr. José Montez. (...)
(..)Surge também arrolado como uma das testemunhas de defesa de António de Albuquerque, o autor do famoso Marquês da Bacalhoa que foi julgado no tribunal de Santa Clara, em Lisboa, tendo sido defendido por Gomes Mota, qe indicou ainda como outrs testemunhas Machado Santos, João Gonçalves, Leão Azedo e Alfredo Leal, depois de ter sido acusado de participar nos acontecimentos de 27 de Abril de 1913, mas acabou por ser absolvido das acusações. (...)
(..)Pertenceu à Maçonaria, embora tenho sido iniciado em data e loja desconhecida. Pertenceu à loja Companheiros do Segredo, nº 273, de Benavente, de que foi venerável, que contava com 7 maçons em actividade em 1912(...)
com a devida vénia a A.A.B.M no Álbum Republicano
posto sn
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)