Ficamos a saber assim que os brancos, pretinhos e mulatos têm 90% de água em casa.
Isto é o que viu a turista Albuquerque
Praia - 12 de Novembro - O presidente da Câmara Municipal, Américo Nascimento disse que a seca na ilha de São Nicolau começou a ter consequências na distribuição de água à população de Ribeira Brava, mas que a situação não é preocupante.Há três anos que não chove na ilha e que esta falta de chuva acabou por provocar uma redução do caudal de água nas nascentes. Assim, muitas famílias habituadas a ter água permanente em casa voltaram a receber o precioso liquido, mediante um calendário de distribuição.
Visto que muitas pessoas não estavam preparadas para o armazenar água em casa, nos últimos dias começou a aparecer o “fenómeno das botijas” à procura de chafarizes que, segundo Américo Nascimento, estavam praticamente fechados.
Segundo o edil de Ribeira Brava dentro de um mês, a situação poderá ficar resolvida, visto que com a inauguração da central dessanilizadora, localizada na zona de Preguiça, a distribuição de água volta a normalidade.
“Estas infra-estruturas têm capacidade para produzir diariamente cerca de 1.200 toneladas. Isso irá reflectir, não só na distribuição de água no município, mas também irá libertar uma grande quantidade de água que neste momento é utilizada para abastecimento à população para a agricultura”, disse Américo Nascimento.
De acordo com alguns moradores, há zonas que continuam a ter água 24h00 por dia e outras que passam vários dias sem ter uma única gota de água nas torneiras, algo que tem levado muitos a recorrem aos chafarizes para abastecerem as suas casas.
Até a entrada em funcionamento da nova central dessanilizadora, a população reclama por uma melhor distribuição.
Ocean Press
O Nascimento dizia em Novembro o citado, desde Novembro fez o milagre, apesar de estar proibido do fazer, porque uma pérfida oposição lhe atou as mãos
mn