A estação ferroviária de Abrantes era, desde o longínquo século XIX, na defunta freguesia de São Miguel do Rio Torto, anexada ao Rossio por uma reforma territorial estúpida (naturalmente saída da cabeça pseudo-licenciada do Relvas), que as forças políticas locais (o bloco central) por serem curtas de vista não conseguiram gerir.
A última vez que se puseram de acordo foi para decretar oficialmente que não havia ''caos'' nas urgências hospitalares, depois das forças vivas terem gasto centenas de milhares de euros em tinta para o pintar, como se pintado de cor-de-rosa o ''caos'' não deixasse de ser ''caos''.
Pois bem, os planos municipais de ordenamento urbano em vigor prevêem na prática a liquidação em saldo desta estação centenária para concentrarem o essencial do escasso tráfico ferroviário em Alferrarede. Não acreditam????? Leiam:
Isto está publicado no portal municipal neste documento
Que terá sido aprovado sem que na discussão pública ninguém se pronunciasse, sendo Presidente da União de Freguesias de São Miguel e Rossio, o Sr. Luís Alves e Vereador o Valamatos e não conheço que os deputados municipais destas terras fizessem protestos.
Foto Phil Richards
Portanto há intenção da CMA de liquidar uma estação (que não é dela, mas da CP), onde nos anos 80 a CP investiu em obras de requalificação, enquanto a estação de Alferrarede (estava para ser mau e escrever apeadeiro) está ao abandono e com pouco tráfico ferroviário, porque o essencial deste tráfico é de mercadorias, basicamente de carvão pró Pego e nunca passará em Alferrarede.
O abandono da estação de Alferrarede já é motivo de paródia na Wikipédia
''Em Julho de 2008, esta interface encontrava-se num avançado estado de degradação e abandono, tendo sido vandalizada várias vezes; a bilheteira foi encerrada no dia 11 daquele mês, o que provou protestos por parte da Junta de Freguesia de Alferrarede, que afirmou que esta acção iria aumentar a insegurança na estação, e reduzir o número de passageiros.'' e de reportagem no Mirante com declarações contundentes do Pedro Moreira.
Agora perguntamos nós, escreveu a CMA à CP a comunicar as suas estúpidas intenções ou a CP não sabe que a estação de Abrantes é para fechar por ordem municipal????
Perguntou a CMA à Victor Guedes, que fica ao lado da estação, se isso lhe dá problemas?????
E que mais?????
Oficiou a este fundo de invesmento imobiliário fechado, que tem muitos terrenos em Alferrarede, a boa nova da transformação do apeadeiro em Estação Central de Abrantes????
Inforlena 45
Os terrenos são os que se referem e na prática são da Lena. Isto tem a ver com a nova Estação Central???? Deixo a pergunta ao leitor.
ma
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)