ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE MOURISCAS EM 25/05/2020 - COMUNICADO DO AGIMOS:
Depois de intensa troca de correspondência entre o Agimos e a Mesa de Assembleia de Mouriscas ainda não há um consenso relativamente ao local onde esta Sessão irá ser realizada, porquanto é necessário encontrar um espaço que garanta o distanciamento social (Covid-19).
Numa primeira fase a Mesa de Assembleia/JFM tentou impor a realização da Sessão por videoconferência, solução que foi rejeitada por vários Membros da Assembleia, que não terão meios técnicos para esse efeito, o qual também não foi suficientemente explicado.
Seguiu-se a alternativa de usar a sala normal onde as Assembleias são realizadas, mas essa sala não poderá abarcar 12 pessoas (não contando com o público), pois isso iria contra as regras de segurança da DGS.
Depois da conversa que hoje tive com o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Abrantes fui informado pelo mesmo que a sala do primeiro andar da JFM terá condições para efectuar a reunião. Um pouco estranho que seja o Presidente da Câmara Municipal a dar-me esta informação, quando antes disso enviei várias mensagens de correio electrónico para a JFM/Mesa de Assembleia, que nunca colocaram essa possibilidade.
O Agimos sugeriu várias vezes que esta Assembleia fosse realizada numa sala da escola básica de Mouriscas, ou até numa das várias salas da EPDRA, que não estão no momento a ser usadas pelos estudantes. Esta sugestão não foi considerada pela Mesa de Assembleia de Freguesia de Mouriscas, sem qualquer explicação.
Na próxima segunda feira irá ser vistoriada a sala do primeiro andar do edifício da JFM, indicada pela Mesa de Assembleia, mas se a mesma não oferecer condições de segurança o Agimos declinará a sua presença nesta Assembleia, não devendo a mesma realizar-se.
O legislador (Governo) emitiu recentemente uma lei que permite adiar estas reuniões de Assembleias de Freguesia até ao final de Junho 2020, por forma a evitar-se riscos de contágio derivados da pandemia que todos estamos a viver. Não se compreende colocar em perigo a saúde de várias pessoas que fazem parte de grupos de risco para realizar uma Sessão que poderá ser adiada e melhor preparada. Ademais vários outros Membros da Assembleia de Freguesia de Mouriscas exercem actividades profissionais no seu dia-a-dia onde existem grandes riscos de contrair o contágio pelo Covid-19.
Não existe qualquer emergência em realizar esta reunião de Assembleia no imediato, correndo-se tamanhos riscos, e um amigo "maldoso" já me disse que a única urgência desta Sessão está relacionada com um ponto da convocatória que é do interesse particular do Presidente da JFM.