O Brigadeiro Dr.Américo Pinto da Rocha, natural da nossa cidade, (25-12-1891) foi feito Grande Oficial da Ordem Militar de Avis em 1951 (já era Comendador). Também foi Oficial da Torre e Espada e foi titular de condecorações estrangeiras, designadamente espanholas pela sua intervenção, naquilo que o homem que o condecorou, com a prestigiada Ordem de Isabel a Católica, chamava a Cruzada.
O homem era um galego, chamado Francisco Franco.
Os arquivos militares e as obras académicas dão-lhe um papel importante na organização duma Missão Médica militar lusa a Espanha.(1)
Era um homem com um peculiar sentido da honra militar. Tendo um tal Mendonça difamado a honra da sua filha, abateu-o a tiro.
''
Segundo informações familiares que me foram comunicadas, os motivos que levaram a este acto foi que o dito Mendonça se apaixonara por sua filha Lúcia, que não correspondeu aos seus avanços.
Despeitado, Mendonça teria enviado cartas anónimas a várias pessoas, acusando a dita Lúcia de ter uma ligação ilícita com outro indivíduo
Ao próprio pai, na altura em Madrid, teria enviado uma dessas cartas.
Vendo assim difamada a honra de sua filha, o Brigadeiro Pinto da Rocha veio a Lisboa pedir-lhe satisfações e, tendo Mendonça reconhecido a autoria das cartas e reafirmado abertamente em público as suas aleivosas alegações, matou-o em plena via pública, após o que se foi entregar às autoridade'' (...) (2)
Foi absolvido.
Foi director do Hospital Militar e os relatórios que deixou sobre a Guerra Civil, são uma fonte importante para o seu estudo e para conhecermos o que foi a intervenção lusa.
mn
(1)-
Tiago Agostinho Arrifano Tadeu,
A missão de estudo portuguesa ao Serviço de Saúde nacionalista durante a
Guerra Civil de Espanha
(Fevereiro- Março de 1939)
(2)-Diogo de Paiva e Pona ,
ALGUNS ELEMENTOS GENEALÓGICOS
sobre a ascendência e a descendência de
PIO JOSÉ BANDEIRA
natural de Lagos
Abril de 2000
foto do Exército Português
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)