Segundo Faria e Sousa, Camões terá escrito o soneto CCL (que lhe atribuí) sob a invocação de Nossa senhora dos Mártires. O Visconde de Juromenha que nos dá essa notícia de Camões conjecturou a possibilidade de Constância ser o local do degredo de Camões e refere-se à dita invocação local de nossa senhora . significativo.Um amigo e contemporâneo de Camões, Fernão Álvares do Oriente autor da «Lusitânia Transformada» tem uma personagem «Urbano» que o ilustre académico António Cirurgião identificou como Camões. O cenário principal dessa obra contemporânea do vate é, nem mais nem menos, a zona da confluência do Nabão até Constância.Nessa obra publicada em 1608 há a referência a uma invocação local de Nossa SenhoraHá um caso dito milagroso de uma cura que o padre Ramiro Alves chegou a dar nota histórica à imprensa e que terá estado na origem da grande fama da Senhora dos Mártires fama a que a Santuário Mariano deu grande relevo (por outros motivos).Não por acaso existem diversas bulas papais sobre a nossa Igreja.A mesma foi unida a S. João de Latrão mesmo na vigência da paroquial de São Julião.Não querendo ser exaustivo não poderia deixar de escrever estes dados pois sempre vivi de perto com pessoas que amavam esta Igreja (Padre José Maria Rodrigues d' Oliveira , o cronista Joaquim dos Mártires Neto Coimbra que recolheu tradições em particular com a professora Emília Soares a pianista da vila, a zeladora Maria José Fonseca e outros que poderia homenagear).
Termino com um pormenor. É que nos estatutos da confraria consta, segundo a transcrição, que a instituição da mesma é em louvor de Nosso Senhor e também da Virgem Santíssima.Jesus é a centralidade e Maria tem direito a hiperdulia. Como não poderia deixar de ser.Parece que a tradição de Nossa Senhora da Boa Viagem no século dezanove não teria o esplendor da semana santa e que já então o declínio da romaria dos mártires se poderia aferir pelo próprio declínio da feira dos mártires. Marcas inexoráveis do tempo dos homens de um novo devir. Ouvi vários ecos de testemunhos que assim o asseveravam.
A recente produção de uma Nossa Senhora dos Avieiros com paragem local em constância é totalmente alheia à história das gentes de Constância e a meus olhos só serve objectivos de uma candidatura a património imaterial fundada na obra de Alves Redol. Assim vistas as coisas é pura poluição sonora.
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)