Ao governo da Santa Maria de Lourdes Pintasilgo há que atribuir a brutal repressão contra camponeses pobres. Era Ministro da Agricultura, o que fora deputado constituinte pelo PPD representando Abrantes, Joaquim da Silva Lourenço. Os camponeses abatidos foram: António Casquinha, de 17 anos, e José Geraldo "Caravela", de 54,
O PCP chamou à matança: assassinato.:
Estes odiosos assassinatos custaram uma profunda revolta e dor, não só no concelho de Montemor-o-Novo como em todo o País. O funeral destes dois trabalhadores envolveu milhares de pessoas. Os responsáveis nunca foram tornados públicos nem julgados!»
Artigo publicado na Edição Nº1715 do Avante!
Recordarei que durante o consulado de António Barreto só se usaram balas de borracha nas acções para liquidar a Reforma Agrária e que não houve mortos.
Mas o dr. Barreto não é Santo, nem sequer católico, é um Homem de Estado.
Estes homens morreram sob responsabilidade da Santa e do Costa Brás, MFA que era Ministro da Administração Interna. O crime nunca foi punido.
Ouço o discurso do Jerónimo e o camarada condena ''os agrários'' e a ''GNR'' , e não faz condenação da Menina Pintasilgo, nem do Ministro do Interior.
A hipocrisia desta gente é aterradora.
E os pobres-diabos como o Casquinha e o Caravela foram simples carne de canhão numa acção política.
ma
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)