
O anúncio referia-se a uma figura lendária da boémia coimbrã, um tipo tão feio, que lhe fizeram estes cruéis versos


Raphael tinha sido amigo e companheiro de Solano de Abreu, em Coimbra, e caído na miséria, veio para Abrantes ...procurar asilo aparentemente na Villa Maria Amélia

Sabendo nós, como toda a gente sabe, da hospitalidade fidalga de que sempre fez gala o dr. Solano, estamos certos que o Raphael foi bem recebido.

Estas peripécias são contadas por Trindade Coelho num livro de memórias do seu tempo de estudante em Coimbra.
´Trata-se do celebérrimo ''In Illo Tempore''. Acho que terei de procurar a caricatura do Raphael, feita por outro Raphael, o Bordalo Pinheiro, que achando-o tão feio, o imortalizou. Certamente demorará.....mas lá se chegará.
Os extractos são da obra do Trindade, que não deixa de anotar a famosa propensão do Dr. Solano....para as senhoras e tricanas.
Ou seja no tempo do Solano a Villa Maria Amélia servia de asilo a pobres, mesmo que fossem irmãos de Padre e o escritor (e agricultor e advogado, etc..) abrantino fosse Presidente da Liga Anti-Jesuítica cá do burgo.
Desde que passou a mãos da Igreja a dita propriedade nunca acolheu pobres, nem sequer quando há um papa jesuíta (Solano benzer-se ia e diria Cruzes, canhoto, onde chegámos..!.)
ma
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)