Pick news
O melhor jornal da Europa, o Monde tem vindo a realizar uma série de reportagens sobre a personagem contraditória do eng. Jorge Bergoglio (formado em química, padre jesuíta) que actualmente é Pontífice Romano.
A última é sobre a atitude ambivalente do ex-Arcebispo porteño em relação aos homossexuais.
Não se pode pedir a um octagenário, de formação homófoba ( a Igreja é homófoba), originário dum país onde o machismo é endémico, regedor duma comunidade que atravessa uma tempestade onde os curas abusadores são 85% gays e as vítimas essencialmente do sexo masculino, que por muito caridoso e aberto de espírito que seja, que tenha uma mentalidade completamente aberta aos novos tempos.
Dizia Ortega y Gasset que um homem está dependente das suas circunstâncias.
Homem aberto e culto, chegou a organizar conferências para aos alunos de literatura do secundário, num colégio de província onde dava aulas, com Jorge Luís Borges, que atravessou num autocarro 700 km de pampa para estar presente, façanha difícil para um cego, também é um político e está prisioneiro dos equilíbrios eclesiais romanos.
Mas há atitudes que cheiram a beata hipocrisia e a excessivo cálculo político.
Monsieur Laurente Stefanini, Embaixador de França, actualmente na Unesco foi vetado em condições humilhantes para ser o representante da França no Vaticano.
Conta-o ao Monde
mn
foto Unesco
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)