É com muita tristeza que tenho que concordar que o projecto morreu. Em Abrantes fui o principal responsável pela criação da equipa dos Lobos, equipa que vi ser destruída peça a peça, após a minha saída, decidida por acreditar que a partir de uma certa altura o comando tinha que ser dado a quem o mesmo era destinado - A juventude de Abrantes e os estudantes da ESTA. Infelizmente, a equjpa foi sendo destruída por sucessivos interesses alheios ao seu alvo principal - a juventude. A federação, que já na altura era muito mal gerida e um ninho de conflitos de interesses pessoais, tornou-se num fantasma que ainda hoje existe. O ironico da situação é que aqueles que, à data, eram apontados como bastardos e interesseiros, são os que hoje ainda fazem alguma coisa pelo basebol em Portugal, se bem ou mal, não interessa muito quando são os únicos que fazem alguma coisa.
Hoje quando passo pelo campo de Basebol sinto uma enorme nostalgia do projecto que na altura foi criado, projecto que teve pontos altos e que poderia ter significativamente alterado a realidade do desporto em Abrantes e talvez, pois mostrou na altura, mudado a realidade do desporto em Portugal.
Mas este pais é fértil neste tipo de situações, lembro-me por exemplo de na altura os Lobos não terem recebido a totalidade do apoio camarário, embora tendo ganho a Taça de Portugal, militar no primeiro escalão nacional, de no segundo ano da sua actividade terem criadas uma equipa feminina de Softball e uma no escalão juvenil, e terem recebido (se não estou em erro) 6000 euros e o AFC ter recebido o valor para o futebol que era de (também,se não estou em erro) 100 000 euros quando este já estava numa fase em que todos sabiam que ia ser fechado.
Claro que admito na minha parte alguns erros, dai estar agora a dar a cara neste blog, mas pelo menos estou de consciência tranquila de que fiz o que, na altura, achei que era melhor para Abrantes e para a sua juventude, no sentido de oferecer (bem assim como mais algumas actividades "enjeitadas" que ainda sobrevivem graças ao entusiasmo de gentes boas, mas que no entanto têm dado muito mais alegrias a Abrantes que o futebol) algo mais que futebol, futebol, futebol. É que nem todos os jovens gostam de futebol.
Caro João Paulo:
Obrigado pelo seu testemunho. Cá para mim o baseball foi uma aposta errada mas foi muito mais errada a aposta camarária pela criação dum clube de futebol profissional, o AFC.
De facto os Lobos ganharam a Taça de Portugal em 2007 e é lamentável que a autarquia não tenha cumprido o que estava contratualizado, se foi como o João conta.
Mas o rigor desta autarquia, nos tempos em que Nelson Carvalho mandava nela assessorado pelo Júlio Bento, era lendário.
Tudo isto levou ao fim da AFC, com consequências como esta (vou reproduzir um post de 29-6-2012):
''9 Jun 2004, 02:25h O futebol às cavalitas
Que política e futebol sejam unha com carne não constitui notícia em lado nenhum. Mas ainda nenhum político tinha demonstrado força hercúlea para carregar sobre os ombros um dirigente de um clube desportivo. Pois, mas o inesperado acontece e no final do jogo entre o Abrantes Futebol Clube e o Lourinhanense, que garantiu a subida do clube ribatejano à II Divisão B, o responsável pelo futebol do Abrantes, Nuno Pedro, emocionado, não conseguiu dar mais um passo. Valeu-lhe o vereador social-democrata Pedro Marques, que pegou em ombros no robusto dirigente, ajudado por um amigo comum.
E a cumplicidade nem é recente. Já num célebre jantar, realizado o ano passado, Pedro Marques demonstrou inusitado apoio ao clube da sua terra. As declarações foram de tal forma polémicas que motivaram uma tomada de posição do presidente da Câmara de Abrantes, o socialista Nelson Carvalho.
As cavalitas no sentido literal do termo demoraram mais uns meses, mas mesmo assim o repasto mereceu referência na assembleia municipal, realizada na sexta-feira, dia 4. Uma sessão extraordinária com o único objectivo de discutir os apoios camarários aos clubes desportivos do concelho e onde se ficou a saber que afinal andam a levar o Abrantes ao colo. Ou melhor: às cavalitas…
com a devida vénia do Mirante
Miguel Abrantes
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)