Defesa Floresta Contra Incêndios
Reflexões e contributos do BE de Abrantes
Na reunião de 13 de julho, da Câmara Municipal de Abrantes, o Vereador do BE, Armindo Silveira, interpelou o Sr Presidente da Câmara sobre a falta de feedback ao documento “ Defesa Floresta Contra Incêndios-Reflexões e contributos” que o BE tinha enviado no dia 31 de março de 2021.
A sugestão do envio dos contributos por escrito foi do Sr. Vice-Presidente na sequência da desmarcação da reunião de 25 de março, reunião que tinha como objetivo debater de forma aberta contributos e reflexões sobre o PMDFCI.
Recordam-se algumas sugestões/propostas:
-Arranque de cepos nas Faixas de Gestão de Combustível associadas à rede viária municipal em locais mais planos no sentido de simplificar e reduzir custos pois a manutenção poderá fazer-se por gradagem;
-Defender apoios compensatórios para proprietários que são privados de rendimento e têm que manter as Faixas de Gestão de Combustível englobadas na Rede Secundária;
-Defender/estudar o emprego de substâncias e formulações retardantes nos depósitos usados na primeira intervenção;
-Estudar a possibilidade de envolvimento das Associações de Caçadores nas ações de vigilância e, porventura, em situações de primeira intervenção.
Importa realçar que o Sr. Presidente da CM de Abrantes, não se cansa de repetir que o BE Abrantes não faz propostas.
O BE de Abrantes esperou mais de três meses por um feedback do executivo. Tendo entrado no período critico dos incêndios, o Vereador do BE, levou assunto a reunião de Câmara e a única resposta que obteve foi que o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Abrantes já tinha sido aprovado.
Em ficheiro de imagem publica-se o documento completo.
Abrantes, 8 de Agosto de 2021
Bloco Esquerda de Abrantes