O sr. Maia Alves deu-se ao trabalho de divulgar num grupo das Mouriscas a carta aqui semi-publicada do nosso querido amigo (já falecido) dr. João Nuno Serras Pereira à menina Lourdes Pintasilgo, onde se dava conta do papel destacado do dr. Santana Maia no parto do bébe Pintasilgo.
O sr. Maia Alves diz que a Pintasilgo era Procuradora à Câmara Corporativa do fascismo e que esta instituição era um órgão consultivo do ''antigo regime''. Para ser mais exacto era a Câmara Alta do Parlamento da Ditadura e Pintasilgo foi escolhida para esse cargo por Marcello Caetano.
Ao contrário dos deputados da Ala Liberal como Sá Carneiro, Pinto Balsemão, Magalhães Mota que se demitiram antes de 1973, atirando com a porta, a Dona Lourdes foi reconduzida em 1973 por Marcello Caetano, ficando alinhada com o regime até ao final.
Agradecemos ao sr.Maia Alves a publicação da carta do grande abrantino que foi João Nuno Serras Pereira (a quem Abrantes ficou a dever muitas coisas) e publicaremos em breve outros extractos da carta do deputado abrantino.
a redacção
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)